Trabalhadores do comércio de Braga em greve pedem revisão salarial

Os trabalhadores do comércio a retalho do distrito de Braga cumprem hoje um dia de greve reivindicando a "revisão salarial e do contrato coletivo de trabalho" e "condições laborais iguais para trabalhos iguais". 

comércio tradicional, comércio de proximidade, Bragança

© Global Imagens

Lusa
30/07/2021 14:23 ‧ 30/07/2021 por Lusa

Economia

Greve

 

Em declarações à Lusa, a coordenadora do Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), Ana Paula Quintela, explicou que "os trabalhadores do comércio em Braga não ganham o mesmo do que os distritos vizinhos e com enormes diferenças". 

Segundo a sindicalista, o valor base daqueles trabalhadores é o salário mínimo nacional, sendo que o CESP "parte para a mesa de negociações" com o pedido de aumento de 90 euros "para todos". 

"A proposta para Braga fica muito aquém do que em outros distritos. Por exemplo, um trabalhador de uma certa loja de roupa em Viana do Castelo ganha 85 euros por diuturnidade. Em Braga, um trabalhador da mesma cadeia de roupa ganha 17,5 euros. Há uma enorme diferença e são distritos vizinhos", salientou. 

Ana Paula Quintela adiantou que os trabalhadores, que se concentraram frente às instalações da Associação Comercial de Braga, foram recebidos: "Ficou o compromisso de auscultar os restantes parceiros e dar-nos conta dessas conversações. Ficámos a aguardar", disse. 

"Reclamamos aquilo que achámos justo. Para trabalho igual condições de trabalho iguais", finalizou. 

Leia Também: Sindicato recusa "negociações estéreis" com operadora do metro do Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas