Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Aumentar a poupança: Siga estas dicas para rever os encargos financeiros

Se quer equilibrar as suas finanças pessoais, siga as recomendações do Doutor Finanças.

Aumentar a poupança: Siga estas dicas para rever os encargos financeiros
Notícias ao Minuto

08:30 - 25/07/21 por Notícias ao Minuto 

Economia finanças pessoais

A pandemia evidenciou e acentuou as dificuldades económicas e, por isso, é normal que algumas famílias tenham agora mais dificuldade em poupar. Contudo, há algumas coisas que podem ser feitas de modo a rever os encargos financeiros e, assim, aumentar a poupança. 

"Com a pandemia que ainda se faz sentir no nosso país, muitas famílias e até mesmo, empresas, passaram por diversas dificuldades económicas e financeiras. O Governo, não ficando indiferente a este cenário, aprovou a figura das moratórias de crédito, que acabou por aliviar muitas carteiras, pelo menos no imediato, uma vez que permitiu reduzir os encargos mensais. Contudo, a realidade é que agora, com o final das moratórias, muitas pessoas estão a deparar-se com dificuldades em reequilibrar as suas finanças", afirma Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

Quer equilibrar as suas finanças? Siga estas recomendações do Doutor Finanças:

1. Rever as despesas maiores

"Analisar as despesas mais avultadas: qual o rendimento disponível para pagar somente créditos?; quais as condições?; quantos empréstimos temos a decorrer? Todas estas questões têm de ser respondidas para que se possa avaliar a nossa atuação."

2. Rever o valor do Crédito Habitação

"No que toca ao crédito habitação, podemos também revê-lo para que fiquemos a pagar uma prestação mensal menor, mesmo que estejamos a recorrer à moratória. O essencial é que o façamos antes de ter qualquer tipo de problema. Se temos um crédito habitação há, pelo menos, dois anos podemos renegociar as suas condições já que, por exemplo, o spread que temos associado ao nosso contrato pode já não estar atual."

3. Rever os créditos pessoais e juntar todos os créditos, se possível

"É importante avaliarmos a quantidade de créditos que temos a decorrer e perceber o que podemos fazer para reduzir o encargo associado. Em média, os portugueses têm sete créditos, incluindo crédito habitação, crédito automóvel, cartões de crédito, cartões de fidelização e créditos pessoais. Uma das soluções que as famílias têm à sua disposição é a consolidação de crédito e é importante conhecer as suas vantagens e desvantagens."

4. Analisar seguros

"Muitas vezes, o seguro de vida e o seguro multirriscos que estão associados ao crédito habitação, são contratados junto da mesma entidade onde é contratado o crédito. Podemos rever os seguros para criar poupança, seja junto da instituição com a qual os subscrevemos inicialmente, seja mudando de seguradora. Se a seguradora onde temos os seguros não tem as melhores condições, podemos recorrer a quem nos oferecer as melhores condições."

5. Rever contratos de serviços

"No caso da Energia, atualmente, existem diversos pacotes que juntam a conta da luz e gás numa só a preços que podem compensar. Tudo depende das condições dos pacotes. Para percebermos melhor aquilo que se paga em média por agregado familiar, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) disponibiliza um simulador de eletricidade. Recorrer a simuladores é uma dica do especialista, no sentido de comparar as várias tarifas atuais com as condições que cada pacote oferece."

Leia Também: Siga os conselhos da DECO para usar (melhor) a máquina de secar

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório