Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugal já recebeu o primeiro cheque da 'bazuca'

Portugal foi o primeiro Estado-membro a entregar formalmente em Bruxelas, em abril, o PRR.

Portugal já recebeu o primeiro cheque da 'bazuca'
Notícias ao Minuto

16:25 - 01/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Bazuca

Portugal já recebeu o primeiro cheque no âmbito da 'bazuca' europeia, no valor de 5,4 milhões de euros, e estima receber mais 200 milhões nos próximos dias, de acordo com a informação avançada pelo Expresso e pela TSF e confirmada pelo Notícias ao Minuto junto de fonte do gabinete do ministro Nelson de Souza. Este primeiro montante terá como destino a região autónoma da Madeira.

Portugal, recorde-se, foi o primeiro Estado-membro a entregar formalmente em Bruxelas, em abril, o PRR - que prevê projetos de 16,6 mil milhões de euros, dos quais 13,9 mil milhões de euros dizem respeito a subvenções a fundo perdido.

Em meados do mês passado, a Comissão Europeia deu 'luz verde' ao PRR português. O anúncio foi feito pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em conferência conjunta com o primeiro-ministro, António Costa, que sublinhou tratar-se de um "dia em que a esperança se converte em confiança". 

A Comissão Europeia considera que o PRR apresentado por Portugal é "ambicioso e robusto", respeita os objetivos das transições climática e digital e apresenta mecanismos de controlo fortes.

Fonte diplomática adiantou à agência Lusa que considera-se que existe "uma visão estratégica consistente ao longo do plano", incluindo "um ambicioso pacote de reformas e de investimentos para fazer face às vulnerabilidades do país perante choques externos e para reforçar a sua resiliência económica, institucional e social".

[Notícia atualizada às 16h52]

Leia Também: Hospital Santa Marta realiza 300.º transplante pulmonar em 20 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório