Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Investimento em tecnologia e inovação deve ser estratégico para UE

O ministro da Economia de França, Bruno Le Maire, defendeu hoje que a União Europeia (UE) deve ter como objetivo estratégico o investimento em tecnologia e inovação para "reconciliar" o progresso económico pós-crise com a sustentabilidade ambiental.

Investimento em tecnologia e inovação deve ser estratégico para UE
Notícias ao Minuto

17:07 - 30/06/21 por Lusa

Economia União Europeia

Apontando a necessidade de os Estados-membros acordarem "num só objetivo" estratégico para o futuro da UE, Bruno Le Maire argumentou que o bloco europeu deve "trabalhar em conjunto e não uns contra os outros" para "ser líder em tecnologia".

"O nosso objetivo deverá ser investir mais em tecnologia e inovação", porque "a inovação é a única forma de reconciliar o progresso económico com a sustentabilidade ambiental", afirmou o ministro francês na Cimeira da Recuperação, que hoje decorre no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e marca o final da presidência portuguesa do Conselho da UE.

Segundo Bruno Le Maire, a Europa "pode ser protagonista em tecnologias de inteligência artificial em pé de igualdade com a China e os Estados Unidos", podendo ainda "entrar na corrida da computação quântica, mesmo não sabendo onde a levará".

O responsável, que também tutela as Finanças e a Recuperação francesas, sublinhou que a união entre os 27 é "chave" para o correto financiamento das 'startups' europeias, pois, para acederem a capitais, estas têm de ir aos Estados Unidos ou outros continentes "por não haver uma UE de mercados de capitais".

"A UE não deverá estar sistematicamente atrás dos EUA e da China. Somos parceiros em pé de igualdade, não parceiros juniores", acrescentou.

Le Maire salientou, nesse sentido, a necessidade de a Europa "assumir mais riscos" e não deixar que outros assumam o seu lugar, visto que "os outros não serão tão tímidos nem tão humildes".

"Se assentarmos nos princípios de mais ambição, mais solidariedade, mais determinação, se adotarmos o mesmo objetivo estratégico, investindo na tecnologia e inovação, estou convencido que iremos formatar o século XXI", concluiu.

A Cimeira da Recuperação, o último evento político da presidência portuguesa do Conselho da UE, decorre hoje à tarde no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, sob a organização do Ministério das Finanças.

Leia Também: UE: Ferro enaltece "intensa atividade" cujos resultados prestigiam AR

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório