Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

UE: Ferro enaltece "intensa atividade" cujos resultados prestigiam AR

O presidente da Assembleia da República enalteceu hoje a "intensa atividade" do parlamento durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, provando que os "parlamentos nacionais contribuem ativamente para o bom funcionamento da União Europeia".

UE: Ferro enaltece "intensa atividade" cujos resultados prestigiam AR
Notícias ao Minuto

16:11 - 30/06/21 por Lusa

País Ferro Rodrigues

Na abertura da sessão plenária de hoje, no parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues referiu que "a Presidência do Conselho da União Europeia chega hoje ao fim" e, na dimensão parlamentar, "foram 26 os grandes eventos promovidos pela Assembleia da República".

"Quero de igual forma transmitir o meu profundo reconhecimento à coordenação da dimensão parlamentar e a todos os serviços envolvidos - e foram muitos - sem os quais não teria sido possível alcançar os resultados que lográmos conseguir, que eu penso que nos prestigiam e à instituição parlamentar, demonstrado como é bem verdade o Tratado de Lisboa quando refere que os parlamentos nacionais contribuem ativamente para o bom funcionamento da União Europeia", elogiou.

Segundo o presidente da Assembleia da República, foram "seis meses de intensa atividade", período esse fortemente condicionado "pela crise pandémica da covid-19 e pelas suas múltiplas consequências".

"Cabe-me neste momento uma palavra agradecimento a todas as senhoras deputadas e a todos senhores deputados e muito em especial ao senhor presidente da comissão de Assuntos Europeus, deputado Luís Capoulas Santos", agradeceu.

De acordo com Ferro Rodrigues, Capoulas Santos desempenhou "um papel muito relevante na preparação e no acompanhamento das atividades", que foram "muito além do plano inicial, pese embora todas as dificuldades que a pandemia veio trazer".

"Dificuldades que ainda assim não nos impediram de cumprir a nossa missão e honrar o mandato popular", disse ainda, reiterando os agradecimentos.

O presidente da Assembleia da República manteve de manhã um encontro, por videoconferência, com os presidentes da Assembleia Nacional, Igor Zorcic, e do Conselho Nacional da Eslovénia, Alojz Kovsca, "durante o qual fez simbolicamente a passagem de testemunho da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia para a Presidência Eslovena, na sua dimensão parlamentar".

Ferro Rodrigues expressou o seu apreço e o da Assembleia da República "pela excelente cooperação no Trio de Presidências, iniciado conjuntamente com os nossos colegas do Bundestag e do Bundesrat da Alemanha", refere uma nota do parlamento português.

"O lema da Presidência da Eslovénia é bem apropriado para os tempos duros que enfrentamos: 'Juntos. Resilientes. Europa'", afirmou o presidente da Assembleia da República, manifestando a sua disponibilidade e do parlamento para apoiar as duas câmaras do Parlamento Esloveno durante o semestre que quinta-feira tem início.

A Cimeira da Recuperação, o último evento político da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, decorre hoje à tarde no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, sob a organização do Ministério das Finanças.

Para o ministro das Finanças português, João Leão, "a Cimeira da Recuperação é uma oportunidade para lançar questões fundamentais relacionadas com o crescimento potencial da Europa e a necessidade de promover investimentos que garantam à União Europeia a liderança nas transições climática e digital".

Numa publicação na rede social Twitter, o primeiro-ministro, António Costa, considerou que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia vai terminar "com os olhos postos no futuro".

Leia Também: "Espero que as autoridades russas cumpram e apaguem os dados", diz MNE

Recomendados para si

;
Campo obrigatório