Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Presidência portuguesa acaba "com olhos postos no futuro", sublinha Costa

Hoje decorre o último evento político da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia: a Cimeira da Recuperação.

Presidência portuguesa acaba "com olhos postos no futuro", sublinha Costa
Notícias ao Minuto

09:33 - 30/06/21 por Notícias ao Minuto

Economia Presidência portuguesa

O primeiro-ministro, António Costa, disse, esta quarta-feira, que Portugal acaba a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE) com o olhar no futuro, depois do caminho percorrido ao longo dos últimos seis meses. 

"Portugal encerra a @2021PortugalEU [presidência portuguesa do Conselho da União Europeia] com olhos postos no futuro. Depois de termos posto em marcha o #NextGenerationEU e o próximo quadro financeiro plurianual, a Cimeira da Recuperação lança o debate que marcará os próximos meses sobre o futuro da governação económica da Europa", escreveu o primeiro-ministro na sua conta oficial do Twitter. 

A Cimeira da Recuperação é o último evento político da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia e decorre hoje à tarde no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, sob a organização do Ministério das Finanças.

A abertura do evento caberá ao ministro de Estado e das Finanças, João Leão, pelas 14h00, já depois da chegada dos vários convidados para dois painéis, que abordarão como "Reformar a economia europeia pós-covid" e como "Repensar o modelo de governação económica da UE [União Europeia]".

A moderação do primeiro painel caberá a João Leão, e contará com o economista Olivier Blanchard como orador convidado, a quem se juntarão, por vídeoconferência, o ministro das Finanças da Eslovénia (país que sucede a Portugal na presidência da UE), Andrej Sircelj, e presencialmente o ministro da Economia, das Finanças e da Recuperação de França, Bruno Le Maire, a vice-Presidente e ministra da Economia e da Digitalização de Espanha, Nadia Calviño.

Os esforços foram consideráveis, mas a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia termina hoje sem concretizar um dos seus grandes objetivos: ver arrancar no terreno a recuperação económica pós-pandemia de Covid-19.

Leia Também: Eis quando pode pedir os apoios extraordinários Covid-19 em julho

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório