Meteorologia

  • 06 DEZEMBRO 2021
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 18º

Edição

EDP Renováveis e Reganosa investem em 'hub' de energia verde na Galiza

A EDP Renováveis (EDPR) e a energética galega Reganosa vão investir 780 milhões de euros na criação de um 'hub' de energia verde na Galiza, com projetos de produção e armazenamento que vão criar cerca de 7.400 empregos, foi hoje anunciado.

EDP Renováveis e Reganosa investem em 'hub' de energia verde na Galiza
Notícias ao Minuto

10:47 - 29/06/21 por Lusa

Economia EDP Renováveis

"A EDP Renováveis e a Reganosa, multinacional galega de energia, vão investir 780 milhões de euros para contribuir de forma decisiva para a transição energética na Galiza, em Espanha", informou a EDPR, em comunicado.

De acordo com a mesma nota, este investimento conjunto "irá criar mais de 7.000 empregos indiretos e um total de 400 postos de trabalho efetivos" e "será alocado a projetos de produção e de armazenamento", com o objetivo de criar um 'hub' de "energia limpa, digital e inclusiva" na região de Ferrolterra.

No entanto, o investimento "está dependente dos leilões de capacidade pendente", esclareceu a EDPR.

O investimento inclui a construção de uma central de produção de hidrogénio por eletrólise, que atingirá uma capacidade de 100 megawatts (MW) e irá utilizar a água de um lago da região e novas fontes de energia renovável, com uma capacidade de produção anual de até 14.400 toneladas de hidrogénio.

Vai ainda ser criado um sistema de armazenamento energético com uma potência instalada de 570 MW, "através de uma central hidroelétrica com bombagem que utilizará o mesmo lago e uma nova barragem como reservatórios, maximizando a utilização de energias renováveis".

Adicionalmento, entre os projetos está o desenvolvimento de um complexo de energia eólica composto por quatro parques com turbinas de nova geração, totalizando mais de 270 MW de potência instalada.

Leia Também: Mercado de verão: Os negócios e rumores que marcam o dia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório