Meteorologia

  • 27 JULHO 2021
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 28º

Edição

Horários da restauração e comércio serão diferentes em Lisboa e Albufeira

Há regras que vão mudar para os concelhos de Lisboa e Albufeira, que recuam no desconfinamento, e que vão manter-se em Sesimbra, concelho que recuou na semana passada.

Horários da restauração e comércio serão diferentes em Lisboa e Albufeira
Notícias ao Minuto

15:58 - 24/06/21 por Lusa com Notícias ao Minuto

Economia Covid-19

O horário dos restaurantes e similares e do comércio vai recuar em Lisboa e Albufeira, passando a ter de encerrar às 15h30 aos fins de semana, juntando às regras que já vigoram em Sesimbra, disse hoje a ministra da Presidência.

A decisão de recuo no desconfinamento foi tomada hoje no Conselho de Ministros, implicando ainda, no caso daqueles três concelhos, que os supermercados e restantes retalho alimentar encerrem às 19h aos fins de semana.

Durante a semana, restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30, com as regras de lotação a determinarem um máximo de quatro pessoas por grupo no interior e de seis pessoas por grupo nas esplanadas.

A taxa de incidência de covid-19 (superior a 120 casos por cem mil habitantes nos últimos 14 dias ou superior a 240 nos concelhos de baixa densidade) levou também o Governo a decidir colocar 25 concelhos com as regras definidas para a 4.ª fase, o que significa restrições nos horários dos restaurantes e similares, podendo estar abertos até às 22:30.

Além dos horários, há o limite de até seis pessoas por mesa no interior e de até dez pessoas nas esplanadas.

Estas regras aplicam-se a partir deste fim de semana, segundo precisou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Alcochete, Almada, Amadora, Arruda dos Vinhos, Barreiro, Braga, Cascais, Grândola, Lagos, Loulé, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odemira, Odivelas, Oeiras, Seixal, Setúbal, Palmela, Sardoal, Sines, Sintra, Sobral de Monte Agraço e Vila Franca de Xira são os concelhos onde os restaurantes e similares passam a ter este horário e limites de pessoas.

"A todos estes concelhos aplicam-se as restrições horárias que temos vivido em Lisboa, desde logo o encerramento dos restaurantes às 22h30", disse a ministra, precisando ser um "recuo significativo".

[Notícia atualizada às 16h48]

Leia Também: Governo impõe travão no desconfinamento nestes 25 concelhos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório