Meteorologia

  • 28 JULHO 2021
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Comunicações. Preço desce mais cá que em países com fidelização restrita

A associação dos operadores de comunicações eletrónicas (Apritel) afirmou hoje que o preço das comunicações "desce mais em Portugal do que nos países com restrições à fidelização", contrariando "a tese" do regulador Anacom.

Comunicações. Preço desce mais cá que em países com fidelização restrita
Notícias ao Minuto

07:14 - 23/06/21 por Lusa

Economia Comunicações

Os dados do Eurostat relativos a maio "demonstram mais uma vez a forte dinâmica competitiva do mercado português de comunicações eletrónicas", salienta a Apritel, numa nota sobre os preços do setor praticados em Portugal.

"Os dados do Eurostat contrariam a tese da Anacom [Autoridade Nacional de Comunicações] de que mais restrições à fidelização potenciam descidas de preços", aponta a associação.

"França e Dinamarca, os exemplos dados pelo regulador, ou viram os seus preços aumentar significativamente no período (+2,5% em França) ou tiveram os preços praticamente estagnados (-0,1% na Dinamarca)", acrescenta.

Nos últimos 12 meses, "a competitividade do setor nacional sai reforçada: em média, o índice dos preços IHPC reduziu-se 0,8% enquanto na EU27 apenas desceu 0,2%".

Nos serviços em pacote, que é o que as famílias portuguesas mais utilizam e que no final do ano passado eram subscritos por 88 em cada 100 famílias, de acordo com a Anacom, "Portugal é o quinto país onde os preços mais baixaram nos últimos 12 meses: -2,0%".

O preço das telecomunicações praticado em Portugal é um assunto que tem sido alvo de discórdia entre os operadores de telecomunicações e a Anacom, que tem alertado para o aumento dos preços das comunicações.

"Os comparativos de evolução de preços suportados no IHCP do Eurostat não podem ser utilizados para comparar níveis de preços entre países, apenas a evolução dos mesmos, e com as devidas precauções", reitera a Apritel.

Leia Também: Anacom aplicou multas de 2,6 milhões em 2020

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório