Os canais e os pagamentos digitais estão cada vez mais presentes, devido à aceleração da digitalização e à alteração de hábitos motivada pela pandemia, conforme lembra o Banco de Portugal (BdP). Contudo, há um conjunto de cuidados que os utilizadores devem ter para prevenir fraudes.
"Embora as plataformas dos prestadores de serviços de pagamento/bancos, como o homebanking e as aplicações móveis (apps), disponham de mecanismos de segurança robustos, é importante que os utilizadores tenham alguns cuidados e estejam atentos a solicitações suspeitas", recomenda o BdP, num comunicado publicado no seu site.
Os utilizadores deverão ser especialmente cautelosos perante:
- Mensagens ou telefonemas de origem desconhecida que solicitem informação sensível;
- E-mails com ofertas irrecusáveis;
- Mensagens que informem que determinado serviço está bloqueado e necessita de ser ativado.
Veja o vídeo do BdP que alerta para alguns cuidados a ter:
"Os utilizadores não deverão divulgar informação pessoal, credenciais de acesso ao homebanking ou às apps, nem eventuais códigos que o banco envie para o telemóvel. Em regra, o banco/prestador de serviços de pagamento nunca solicitará esse tipo de informação pelo telefone", nota ainda o supervisor da banca.
Em caso de dúvida ou de contacto suspeito, "os utilizadores deverão contactar de imediato o seu banco/prestador de serviços de pagamento, através dos canais a que habitualmente costumam recorrer, e nunca através dos contactos fornecidos através das mensagens ou telefonemas suspeitos".
Leia Também: Covid-19. Compras online devem atingir quase 10.000 milhões este ano