Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Localização da futura paragem do TGV em Coimbra não está definida

A localização da futura paragem em Coimbra da linha ferroviária de alta velocidade ainda não está definida e vai ser determinada pelas condicionantes do atravessamento da bacia do rio Mondego, disse hoje o presidente da Câmara Manuel Machado.

Localização da futura paragem do TGV em Coimbra não está definida
Notícias ao Minuto

20:16 - 14/06/21 por Lusa

Economia Manuel Machado

Na reunião de hoje do executivo, o autarca socialista informou que vão ser retomados os estudos para a construção da futura linha de TGV entre Porto e Lisboa.

"Para grande surpresa minha nem sequer existe anteprojeto. Está extremamente atrasado o processo da alta velocidade", disse Manuel Machado aos jornalistas, dando conta de uma reunião com a Infraestruturas de Portugal (IP), que decorreu nas instalações da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

Salientando que vai existir uma paragem "a servir Coimbra", Manuel Machado disse que a futura linha de alta velocidade não colide com a requalificação do "apeadeiro velho" (estação Coimbra-B).

Embora o corredor de alta velocidade ainda não esteja definido, Manuel Machado disse que a linha, no concelho de Coimbra, deve passar "entre a Linha do Norte e a zona dos campos do Bolão ou da Cidreira".

O presidente da Câmara de Coimbra considera que os estudos da linha de alta velocidade não podem "servir de pretexto para protelar investimentos públicos necessários a cargo da IP, já contratualizados, designadamente o sistema 'metrobus' e a requalificação como deve ser na estação Coimbra-B".

Citando dados recolhidos na reunião com a IP, o autarca adiantou que a linha de alta velocidade poderá ter bitola dupla (ibérica e europeia) e não deve interferir com a requalificação da Linha da Beira Alta, já em curso.

Leia Também: Cientistas de Coimbra descobrem novo mecanismo da infeção pela Salmonella

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório