Líbano regista nova queda recorde da moeda nacional

A libra libanesa registou hoje uma nova queda histórica no mercado negro, ao atingir as 15.500 libras por um dólar e prosseguindo a sua desvalorização, num contexto de profunda crise económica agravada pela inércia dos dirigentes políticos.

Novo governo no Líbano após oito meses de bloqueio

© iStock

Lusa
14/06/2021 13:54 ‧ 14/06/2021 por Lusa

Economia

Líbano

 

Desde o início da crise no outono de 2019 -- uma das piores no mundo desde 1850 segundo o Banco mundial -- a libra libanesa perdeu 90% do seu valor no mercado negro face à nota verde.

A taxa oficial, registada desde há mais de duas décadas permanece fixada em 1.507 libras por um dólar.

Após ter oscilado durante semanas entre 12.000 e 13.000 libras por um dólar, a moeda local registou um novo recuo nos últimos dias, com o dólar a valer mais de 15.000 libras este fim de semana.

Este novo colapso da moeda nacional, inédito na história do país do Médio Oriente pela sua amplitude, arrisca-se a agravar a taxa de inflação já situada nos três dígitos.

No final de 2020, a inflação ultrapassava os 140% e o preço dos produtos alimentares multiplicou-se por cinco desde o início da crise, segundo os números oficiais.

O país também regista uma grave escassez de combustíveis e medicamentos, forçando a maioria das estações de serviço e das farmácias -- que na sexta-feira anunciaram uma greve de dois dias -- ao encerramento.

O país permanece sem governos há dez meses, devido às persistentes divergências entre os partidos no poder, acusados pela população de estarem a arruinar o país.

Para além do colapso monetário e da crise, o Líbano regista um aumento exponencial do desemprego e uma pauperização em larga escala.

Segundo a ONU, mais de metade da população vive no limiar da pobreza, enquanto os bancos continuam a impor restrições draconianas aos depositantes.

Leia Também: Presidente libanês diz que "é impossível" receber mais refugiados sírios

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas