Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Líbano regista nova queda recorde da moeda nacional

A libra libanesa registou hoje uma nova queda histórica no mercado negro, ao atingir as 15.500 libras por um dólar e prosseguindo a sua desvalorização, num contexto de profunda crise económica agravada pela inércia dos dirigentes políticos.

Líbano regista nova queda recorde da moeda nacional
Notícias ao Minuto

13:54 - 14/06/21 por Lusa

Economia Líbano

Desde o início da crise no outono de 2019 -- uma das piores no mundo desde 1850 segundo o Banco mundial -- a libra libanesa perdeu 90% do seu valor no mercado negro face à nota verde.

A taxa oficial, registada desde há mais de duas décadas permanece fixada em 1.507 libras por um dólar.

Após ter oscilado durante semanas entre 12.000 e 13.000 libras por um dólar, a moeda local registou um novo recuo nos últimos dias, com o dólar a valer mais de 15.000 libras este fim de semana.

Este novo colapso da moeda nacional, inédito na história do país do Médio Oriente pela sua amplitude, arrisca-se a agravar a taxa de inflação já situada nos três dígitos.

No final de 2020, a inflação ultrapassava os 140% e o preço dos produtos alimentares multiplicou-se por cinco desde o início da crise, segundo os números oficiais.

O país também regista uma grave escassez de combustíveis e medicamentos, forçando a maioria das estações de serviço e das farmácias -- que na sexta-feira anunciaram uma greve de dois dias -- ao encerramento.

O país permanece sem governos há dez meses, devido às persistentes divergências entre os partidos no poder, acusados pela população de estarem a arruinar o país.

Para além do colapso monetário e da crise, o Líbano regista um aumento exponencial do desemprego e uma pauperização em larga escala.

Segundo a ONU, mais de metade da população vive no limiar da pobreza, enquanto os bancos continuam a impor restrições draconianas aos depositantes.

Leia Também: Presidente libanês diz que "é impossível" receber mais refugiados sírios

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório