Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Trabalhadores da Avipronto em greve dias 10 e 11 de junho

Os trabalhadores da empresa de produtos alimentares Avipronto irão estar em greve nos dias 10 e 11 de junho, de acordo com um pré-aviso, que abrange cerca 100 funcionários, enviado pelo Sintab.

Trabalhadores da Avipronto em greve dias 10 e 11 de junho
Notícias ao Minuto

15:31 - 07/06/21 por Lusa

Economia Avipronto

Num comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (Sintab) diz que quer "trazer ao conhecimento de todas as entidades interessadas que, no exercício do dever indeclinável que lhes assiste na defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores que representa" decidiu "declarar greve a iniciar à 00:00 horas dia 10 junho" e que "termina às 24h de dia 11 de junho de 2021 abrangendo os trabalhadores deste estabelecimento da empresa" da Azambuja. 

Fonte sindical detalhou à Lusa que este pré-aviso de greve abrange 100 trabalhadores, sendo que estes funcionários exigem o "cumprimento integral das disposições das Convenções Coletivas de Trabalho" e estão contra a "redução do valor das horas suplementares" e "o trabalho gratuito nos dias feriados".

"No que respeita à segurança do equipamento e bens serão assegurados no decorrer da greve através de elementos a indicar dos piquetes de greve", adiantou ainda o Sintab.

O sindicato recordou ainda que o "direito à greve, configurado na Constituição da República como um direito fundamental dos trabalhadores, só pode ser limitado na estrita medida do necessário para salvaguardar a efetivação de outros direitos fundamentais, não podendo, em caso algum, sofrer limitações que diminuam a extensão e o alcance da norma que o consagra".

Em maio do ano passado, a Avipronto fechou provisoriamente depois de terem sido detetados vários casos positivos de infeção pelo novo coronavírus entre os funcionários.

Leia Também: Trabalhadores dos Transportes Sul do Tejo avançam com greve

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório