Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

O reembolso do IRS está 'em tratamento'? AT diz que problema está no IBAN

É o caso da sua declaração de IRS? Saiba aqui o que deve fazer.

O reembolso do IRS está 'em tratamento'? AT diz que problema está no IBAN
Notícias ao Minuto

16:10 - 31/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

A Autoridade Tributária (AT) revelou, esta segunda-feira, que acrescentou a opção 'em tratamento' aos reembolsos que ainda não foram concluídos por ser necessária a confirmação do IBAN por parte do contribuinte. 

"Foram disponibilizadas no Portal das Finanças as liquidações de IRS/2020 que estão 'em tratamento', dado não ter sido indicado IBAN na declaração de IRS ou porque o IBAN aí indicado não se encontra válido", alerta a AT, numa nota publicada no Portal das Finanças. 

O que é que os contribuintes devem fazer?

"De forma a que os contribuintes com liquidações nessas condições possam receber o seu reembolso por transferência bancária, reduzindo assim o prazo de pagamento, é dada a possibilidade de indicarem ou alterarem o seu IBAN no cadastro da AT ou, nas situações em que exista informação de IBAN válido, autorizem receber o reembolso nessa conta bancária, através de autenticação no Portal das Finanças na opção: Cidadãos>Serviços>Situação Fiscal-Pagamentos >Reembolsos​", recomendam as Finanças. 

Caso a liquidação pertença a um agregado, "a autorização para a utilização do IBAN de cadastro, para o pagamento do reembolso de IRS/2020, é efetuada por ambos os titulares de rendimentos com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças". 

O Fisco revela ainda que "está a desenvolver esforços para que o pagamento dos reembolsos de IRS seja efetuado em prazo substancialmente mais reduzido do que aquele que lhe é legalmente imposto (até 31 de agosto, se a declaração de rendimentos for entregue dentro do prazo legal)". 

Leia Também: IRS. Eis como consultar o estado da sua declaração no Portal das Finanças

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório