Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Mais de seis mil milhões" para o turismo. IVAucher arranca a 1 de junho

O pacote de medidas para apoiar o setor do turismo ascende a mais de seis mil milhões de euros e foi aprovado, na quinta-feira, pelo Conselho de Ministros. Siza Vieira adiantou ainda esta sexta-feira, dia em que decorreu a apresentação do plano, que o IVAucher vai arrancar já no próximo dia 1 de junho. 

"Mais de seis mil milhões" para o turismo. IVAucher arranca a 1 de junho
Notícias ao Minuto

09:33 - 21/05/21 por Beatriz Vasconcelos

Economia Turismo

O Governo apresentou, esta sexta-feira, um pacote de medidas para apoiar o setor do turismo a recuperar da crise gerada pela pandemia. As ajudas, que foram aprovadas pelo Conselho de Ministros na quinta-feira, ascendem, no total, a "mais de seis mil milhões" de euros. Além disso, o IVAucher deverá arrancar já no próximo dia 1 de junho

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, explicou que o plano para o turismo - que é também para "estimular a economia" - estrutura-se em quatro pilares de atuação: apoiar as empresas, fomentar a segurança, gerar negócio e construir o futuro.

"O nosso objetivo é chegarmos a 2027 no nível que projetámos em 2017", referiu Siza Vieira, adiantando que nessa altura foi projetado um "ritmo de crescimento da receita turística que atingisse 27 mil milhões de euros em 2027". 

Plano para o turismo ascende a "mais de seis mil milhões de euros"

O 'pacote' de medidas para o turismo "prevê um investimento de mais de seis mil milhões de euros para assegurar esta aceleração daqui até 2027", detalhou o ministro da Economia. "Com um papel muito significativo do Banco Português de Fomento (...), mas também do Turismo de Portugal", acrescentou. 

Notícias ao Minuto Objetivos estratégicos do plano 'Reativar o Turismo, Construir o Futuro'© Reprodução YouTube

"Este foi o setor mais impactado pela crise que a pandemia causou", disse o ministro Siza Vieira, justificando com as restrições que foram adotadas por vários países em todo o mundo numa tentativa de controlar a pandemia. "Agora, estamos num momento diferente, estamos num momento de projetar o futuro", referiu. 

IVAucher arranca a 1 de junho

Siza Vieira fez saber ainda que o IVAucher deverá arrancar já no próximo dia 1 de junho. O IVAucher é um programa, lançado pelo Governo, para incentivar o consumo nos setores da restauração, cultura e alojamento.

"Entendemos que estamos em condições de lançar já no início de junho", disse o ministro da Economia, justificando que o programa não foi lançado nos primeiros três meses do ano, como estava previsto, devido ao confinamento. 

Criado através do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), o IVAucher pretende estimular o consumo nos setores mais afetados pela pandemia através da possibilidade de os consumidores poderem acumular todo o IVA suportado nestes mesmos setores, descontando-o nas compras seguintes.

"Este é um virar de página", diz a secretária de Estado do Turismo

A sessão começou com um vídeo promocional do Turismo de Portugal e com uma intervenção da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques.

"Vivemos tempos difíceis, mas mostramos que não baixamos os braços", começou por dizer a secretária de Estado, referindo que houve, apesar da quebra de faturação, um "esforço coletivo". "Este é um virar de página", afirmou, acrescentando porém que é também um "momento de não baixar a guarda", referindo-se ao cumprimento das regras sanitárias. 

A secretária de Estado do Turismo acrescentou ainda que este "é um plano que visa acelerar a competitividade do setor".

Seguiu-se uma intervenção da ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, que sublinhou a "importância do território para o turismo", sublinhando a "articulação nos dois sentidos" entre estes dois planos.

Em comunicado, o Governo explicou que este apoio visa promover o "turismo ao longo de todo o ano e em todo o território, de modo a encontrar respostas estruturadas para mitigar e conter os efeitos da pandemia". 

Reveja aqui a sessão de apresentação do programa: 

[Notícia atualizada às 10h36]

Leia Também: AO MINUTO: Festa "não ajuda", mas Rt já estava a subir antes em Lisboa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório