Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Novo Banco: António Ramalho diz que não é acionista da Nani Holdings

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, disse hoje que não é acionista da Nani Holdings, empresa da Lone Star que detém o Novo Banco, mas detém instrumentos financeiros que imitam o comportamento de ações do banco.

Novo Banco: António Ramalho diz que não é acionista da Nani Holdings
Notícias ao Minuto

17:56 - 19/05/21 por Lusa

Economia Novo Banco

"Eu ouvi escandalizado que sou acionista da Nani Holdings. Não sou acionista da Nani Holdings", disse António Ramalho, explicando que o que detém são instrumentos financeiros que simulam o comportamento de ações com base no desempenho do Novo Banco (indicadores de rendibilidade).

O gestor disse que esses instrumentos financeiros foram adquiridos em 2018 recorrendo às suas "poupanças" e que esse investimento indireto no Novo Banco (há outros administradores que também detêm) foi comunicado às autoridades, que "não se opuseram".

O governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, disse na terça-feira no parlamento que o Banco Central Europeu (BCE) não viu incompatibilidades no facto de administradores do Novo Banco terem pequenas participações na acionista Nani Holdings.

"A legislação que existe levou o BCE a considerar que não havia problemas de idoneidade", havendo também "uma valorização da dimensão da exposição", respondeu Mário Centeno à deputada Mariana Mortágua (BE).

De manhã, a deputada tinha revelado que "os administradores do Novo Banco, inclusive [o presidente executivo] António Ramalho, compraram ações da Nani Holdings", a empresa portuguesa dona do Novo Banco que é detida por uma sociedade luxemburguesa ligada ao fundo norte-americano Lone Star.

Ramalho explicou hoje que não se tratam de ações, mas de instrumentos financeiros que imitam o comportamento de eventuais ações.

Leia Também: Novo Banco: Ramalho diz que gestores não atribuem prémios a si próprios

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório