Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Portugal dá total apoio à Argentina para que FMI suspenda o spread

O primeiro-ministro português manifestou hoje total apoio à proposta da Argentina para que seja suspenso o pagamento do spread da sua dívida ao Fundo Monetário Internacional (FMI), pelo menos durante a atual conjuntura de pandemia de covid-19.

Portugal dá total apoio à Argentina para que FMI suspenda o spread
Notícias ao Minuto

15:44 - 10/05/21 por Lusa

Economia Covid-19:

"Expressei ao Presidente Alberto Fernandes todo o apoio de Portugal neste tema da dívida. Vamos tentar sensibilizar o FMI para que, pelo menos durante esta crise, seja suspenso o spread. Isso será muito importante", declarou António Costa em conferência de imprensa, em São Bento, tendo ao seu lado o chefe de Estado argentino.

Alberto Fernandez iniciou no domingo uma visita de Estado a Portugal, périplo que inclui deslocações a Espanha, França e Itália e em que a questão da renegociação da dívida da Argentina ao FMI é um dos pontos centrais.

Na conferência de imprensa, tendo ao seu lado o chefe de Estado argentino, António Costa começou por se referir às relações entre Portugal e o FMI no início da década passada, dizendo que "também teve momentos muito difíceis, sobretudo depois da crise das dívidas soberanas em 2011".

"Em 2015, quando cheguei ao Governo, confrontei-me com o mesmo problema que tem atualmente a Argentina. Como o empréstimo era superior à quota que Portugal detinha no FMI, então estávamos a pagar uma taxa de juro com um spread muito significativo", disse.

Nessa altura, de acordo com o líder do executivo português, não se conseguiu convencer o FMI "a libertar o país do pagamento desse spread".

"Mas agora estamos numa situação muito particular. Esta crise da covid-19 é o momento para, pelo menos, haver uma suspensão do spread para ajudar os países que estão simultaneamente a enfrentar a necessidade de reduziram a sua dívida e de combater a covid-19", sustentou.

Por sua vez, o Presidente da Argentina disse que a aspiração do seu país é alcançar com o FMI um acordo com "não condicione o futuro da nação".

"Um acordo que não condicione o futuro da Argentina, que está muito necessitada de desenvolver-se para combater as desigualdades que persistem no país. Quando digo que quero privilegiar os argentinos antes dos credores, estou a dizer que quero chegar a um acordo que seja sustentável no tempo e que não penalizem mais os argentinos", declarou.

Neste ponto, Alberto Fernandez defendeu a tese de que os argentinos "já têm sido muito penalizados pelo FMI, com a imposição de condições impagáveis do empréstimo".

"Quero alcançar um acordo com o FMI. A minha prioridade é o desenvolvimento da Argentina, Peço ao FMI compreensão sobre a natureza desse acordo, que tem sido muito nocivo para a Argentina. Mas também compreensão pelo tempo que o mundo vive, enfrentando uma pandemia que acresce a uma crise económica", acrescentou.

Leia Também: Autárquicas: Após lançar candidatura, Santana Lopes remete-se ao silêncio

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório