Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Novos comboios? CP demora quase três anos a encomendá-los

A primeira aquisição de novos comboios em duas décadas está parada no Tribunal de Contas, uma vez que se aguardam mais esclarecimentos por parte da empresa pública ferroviária.

Novos comboios? CP demora quase três anos a encomendá-los
Notícias ao Minuto

08:37 - 10/05/21 por Notícias ao Minuto

Economia CP

Em 2018 o Conselho de Ministros autorizou a CP - Comboios de Portugal a comprar 22 novos comboios para o serviço regional, mas três anos depois as encomendas ainda não foram processadas.

A notícia, sublinhe-se, é avançada pelo Dinheiro Vivo, dando conta que a primeira aquisição de novos comboios em duas décadas está parada no Tribunal de Contas (TdC), uma vez que se aguardam mais esclarecimentos por parte da empresa pública ferroviária.

Com um preço-base de 168,21 milhões de euros, o concurso público previa a chegada destas composições entre 2023 e 2026. Porém, ao que indica o mesmo meio, as 22 unidades apenas devem começar a chegar no final de 2024.

O Notícias ao Minuto questionou fonte do gabinete do Ministério das Infraestruturas e Habitação para perceber se o Governo está a par destes desenvolvimentos e se confirma que as primeiras unidades só chegam daqui por três anos, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

A CP vai comprar 22 novos comboios à empresa suíça Stadler, vencedores do concurso público com uma proposta avaliada em 158,14 milhões. Destes 22,  12 serão híbridos. 

Leia Também: Cimeira Social da UE "foi um equívoco em muitas áreas"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório