Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2021
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Rede europeia de direitos do consumidor atendeu oito mil queixas num ano

A Rede Europeia de Centros Europeus do Consumidor (Rede CEC) interveio, entre março de 2020 e março de 2021, em oito mil queixas de consumidores relacionadas com a covid-19, na maioria relativa ao setor do turismo.

Rede europeia de direitos do consumidor atendeu oito mil queixas num ano
Notícias ao Minuto

12:55 - 07/05/21 por Lusa

Economia Covid-19

No mesmo período, a rede de consumidores recebeu 44% mais pedidos de informação do que no ano anterior.

De março de 2020 a março de 2021, a rede europeia de centros de consumidores interveio para ajudar os consumidores em 8.000 casos relacionados com a Covid-19 nos quais os comerciantes não tinham respondido aos consumidores que procuravam compensação.

Destes, 68% foram resolvidos com sucesso, resultando em mais de quatro milhões de euros em reembolsos aos consumidores por serviços que foram cancelados ou tornados inacessíveis, ou bens que não foram entregues.

Setenta mil pedidos de informação estavam diretamente relacionados com as consequências da covid-19, tendo 93% dos pedidos sido sobre turismo, 45% sobre direitos dos passageiros aéreos, 21% sobre alojamento cancelado e 17% sobre férias organizadas.

No domínio da saúde, os conselheiros dos centros que integram a Rede CEC têm alertado os consumidores para produtos farmacêuticos fraudulentos, máscaras de proteção e desinfetantes falsos e outras fraudes relacionadas com a pandemia.

Em março de 2020, estes centros responderam a 15.000 perguntas de consumidores, muitas das quais relacionadas com o impacto do coronavírus na compra de um determinado serviço ou bem, o que representa um aumento em mais de 5.000 do número de perguntas em relação a março de 2019.

As tendências semanais do número de pedidos registados desde o início do ano apontam para um aumento contínuo destes desde meados de fevereiro.

A Rede CEC integra centros europeus do consumidor independentes de todos os Estados-membros, sendo em Portugal acessível pelo endereço https://cec.consumidor.pt/, e é cofinanciada pela Comissão Europeia. 

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.258.595 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.988 pessoas dos 838.475 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: AO MINUTO: Requisição suspensa? "Não há notificação". Meta antecipada

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório