Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Escassez de componentes baixa produção de carros da Stellantis

A escassez mundial de semicondutores impediu o fabricante de automóveis Stellantis de produzir 190 mil veículos no primeiro trimestre, mas não fez travar as vendas, anunciou hoje o segundo maior construtor europeu.

Escassez de componentes baixa produção de carros da Stellantis
Notícias ao Minuto

08:49 - 05/05/21 por Lusa

Auto Automóvel

O grupo - construtor automóvel nascido da fusão da PSA com a Fiat Chrysler (FCA) - que reúne 14 marcas, entre as quais Jeep e Maserati, prevê que a falta de componentes eletrónicos, fabricados principalmente na Ásia e sujeitos a uma procura fora do normal, vai manter-se e provocar um "grande impacto" no segundo trimestre. 

Tal como a Ford ou a Volkswagen, as fábricas não podem funcionar caso não disponham de componentes necessários no fabrico das viaturas devido à elevada procura do setor informático.

A crise sanitária fez aumentar o número de pessoas em regime de teletrabalho provocando uma consequente procura exponencial de componentes eletrónicos necessários para o setor informático.

Oito das 44 fábricas do grupo Stellantis estão diretamente afetadas pela escassez de chips e outros componentes eletrónicos estando suspensas algumas linhas de montagem técnicas, indicou o diretor financeiro do grupo, Richard Palmer, durante uma conferência de imprensa. 

"As nossas reservas baixaram, sobretudo na América do Norte", indicou Palmer.

Mesmo assim, o grupo apresentou um valor bruto de negócio correspondente a 34,3 mil milhões de euros no primeiro trimestre, um aumento de 14% em relação ao primeiro trimestre de 2020.

A empresa Stellantis vendeu no primeiro trimestre 1.567 milhões de veículos, um valor que reflete "uma grande procura por parte dos consumidores e um bom desempenho do setor das vendas.

O grupo mantém as perspetivas para 2021, nos principais mercados, com um aumento de vendas de 10% na Europa, 08% na América do Norte e 20% na América do Sul.

Para impulsionar as vendas, o grupo conta lançar o novo Opel Mokka e com a produção de Jeep Wagoneer e Grand Cherokee.

Leia Também: Startup quer criar carro elétrico para condutores da Uber

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório