Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Lucros da petrolífera Aramco sobem 30% para 18.000 ME no 1.º trimestre

A petrolífera saudita Aramco obteve lucros líquidos de 21.717 milhões de dólares (18.000 milhões de euros) no primeiro trimestre, mais 30% do que no mesmo período de 2020, quando os efeitos da pandemia se começaram a fazer sentir.

Lucros da petrolífera Aramco sobem 30% para 18.000 ME no 1.º trimestre
Notícias ao Minuto

11:32 - 04/05/21 por Lusa

Economia Aramco

Segundo o relatório de resultados publicado hoje pela empresa, as receitas entre janeiro e março atingiram 80.042 milhões de dólares, mais 19,9% do que no mesmo período do ano passado (66.759 milhões de dólares).

A Aramco explica que o aumento se deve principalmente ao facto de o mercado petrolífero estar "mais forte" e às "margens mais elevadas da refinação e produtos químicos, que compensaram parcialmente a menor produção", bem como os "preços mais elevados do petróleo e um melhor ambiente económico".

No primeiro trimestre, a companhia petrolífera estatal saudita atingiu uma produção média de 11,5 milhões de barris por dia de hidrocarbonetos, dos quais 8,6 milhões de barris eram petróleo. O preço médio era de 60,2 dólares por barril.

O lucro operacional para o período cresceu 17% para 40.368 milhões de dólares.

A Aramco pagou um dividendo de 18.800 milhões de dólares para os resultados do último trimestre de 2020 e anunciou hoje outro dividendo do mesmo montante em relação aos resultados do primeiro trimestre, que irá pagar no segundo trimestre de 2021.

"Enquanto alguns ventos contra permanecem, estamos bem posicionados para satisfazer as crescentes necessidades energéticas mundiais à medida que as economias começam a recuperar", disse o chefe executivo da empresa, Amin Nasser, em declarações no relatório de contas do ano passado.

Leia Também: Petrolifera saudita Aramco arrenda rede de oleodutos por 10,4 mil milhões

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório