Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Contas de serviços mínimos bancários aumentaram 25% em 2020

As contas de serviços mínimos bancários aumentaram 25% em 2020 para 129.586 no final de 2020, segundo o Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal, hoje divulgado.

Contas de serviços mínimos bancários aumentaram 25% em 2020

Em 2020, segundo o regulador e supervisor bancário, foram abertas 30.073 contas de serviços mínimos bancários e encerradas 4.115.

Qualquer pessoa pode ter uma conta de serviços mínimos bancários (pela qual paga por ano um valor baixo) se não for titular de outra conta de depósito à ordem.

Contudo, há casos em que se pode acumular esta conta com outra conta de depósitos. Uma pessoa pode ter outras contas de depósito à ordem e ser cotitular de uma conta de serviços mínimos bancários com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60% que não tenha outras contas.

Além disso, uma pessoa que seja cotitular de uma conta de serviços mínimos (com uma pessoa com mais de 65 anos ou com um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60%) pode aceder individualmente a uma conta de serviços mínimos bancários, se não tiver outras contas de depósito à ordem.

Das contas abertas em 2020, em cerca de um terço os primeiros titulares tinham entre 45 e 65 anos. Já primeiros titulares com menos de 25 anos representam apenas 4,6%.

As contas de serviços mínimos bancários disponibilizam ao cliente bancário um conjunto de serviços bancários considerados essenciais, nomeadamente a abertura e manutenção de uma conta de depósitos à ordem, um cartão de débito, realização de débitos diretos e de transferências.

Pelas contas de serviços mínimos bancários os bancos só podem cobrar por ano no máximo 1% do valor do indexante dos apoios sociais (IAS), ou seja, o valor atual é de 4,38 euros.

Segundo o Banco de Portugal, no final de 2020, havia três bancos que não cobravam qualquer montante por esta conta: Activobank, Banco CTT e Banco Atlântico Europa.

Leia Também: BdP instaurou dez processos de contraordenação sobre moratórias

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório