Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

UBS com lucro no 1.º trimestre apesar do colapso do fundo Archegos

O lucro do banco UBS cresceu 14% no primeiro trimestre deste ano, em termos homólogos, para 1.508 milhões de euros, apesar do colapso do fundo de investimento Archegos Capital, revelou hoje o grupo financeiro suíço.

UBS com lucro no 1.º trimestre apesar do colapso do fundo Archegos
Notícias ao Minuto

13:13 - 27/04/21 por Lusa

Economia Bancos

Embora o UBS tenha tido um prejuízo de 641 milhões de euros com o colapso em março deste ano do fundo de investimento norte-americano Archegos Capital, o banco conseguiu fechar o primeiro trimestre com um lucro de 1.508 milhões de euros, explica a instituição financeira em comunicado.

O colapso deste 'hedge fund' afetou igualmente os resultados trimestrais de outros bancos e instituições financeiras que estavam expostas, nomeadamente o Credit Suisse e grupo japonês Nomura.

A implosão do Archegos significou uma redução de quase 20% no lucro trimestral do banco suíço.

A divulgação do prejuízo do UBS devido à exposição do banco suíço a este fundo de investimento de alto risco dá nota da dimensão dos efeitos do terremoto financeiro causado pela implosão do Archegos Capital, com o Credit Suisse a reportar um prejuízo de 3.974 milhões de euros e o japonês Nomura a falar em pelo menos 1.904 milhões de euros, entre outras instituições afetadas.

O UBS refere no seu relatório trimestral que saiu do fundo, pelo que não espera mais perdas ao longo do ano, enquanto o Credit Suisse espera ainda ter resultados negativos adicionais de cerca de 538 milhões de euros.

A liquidação de cerca de 24.836 milhões de euros do fundo Archegos, geridos pelo investidor chinês Bill Hwang, acusado no passado de fraude, desferiu também um sério golpe não só em Wall Street, como causou prejuízos de cerca de 820 milhões de euros ao Morgan Stanley.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório