Biedronka discorda e vai recorrer da decisão do regulador polaco

A Biedronka discorda "veementemente" da decisão da autoridade de defesa do consumidor polaca, que multou a empresa em mais de 60 milhões de zlotys (cerca de 13,2 milhões de euros), e anuncia que vai recorrer da decisão.

Biedronka

© iStock

Lusa
26/04/2021 11:41 ‧ 26/04/2021 por Lusa

Economia

Polónia

Questionada pela agência Lusa a propósito da decisão do órgão de defesa do consumidor polaco (UOKliK) hoje conhecida, a empresa do grupo Jerónimo Martins disse discordar da decisão e da multa aplicada.

"A companhia entende que os alegados indícios foram recolhidos de forma tendenciosa e que a qualidade e integridade do processo levantam sérias reservas quanto à sua imparcialidade", refere fonte oficial da empresa.

A Biedronka irá assim recorrer desta decisão, "que acredita ser desproporcional e discriminatória, dado o número muito reduzido de alegados erros encontrados na rotulagem de fruta e vegetais quanto à sua origem".

Por outro lado, acrescenta, "o número de irregularidades na informação aos clientes da Biedronka no que diz respeito ao país de origem da fruta e vegetais foi sempre, até de acordo com o próprio UOKiK, um dos mais baixos do mercado polaco".

"Este facto reforça o caráter discriminatório da decisão, uma vez que a Biedronka é a única empresa no mercado polaco visada com uma ação judicial nesta matéria", indica.

"Apesar de a Biedronka ter mantido sempre uma atitude colaborativa em todo o processo de investigação, o UOKiK quebrou de forma repentina e inesperada o diálogo. Assim, a companhia irá recorrer da decisão junto dos tribunais e tomar todas as demais medidas judiciais adequadas à defesa dos seus direitos", afirma a empresa.

O UOKiK multou o grupo Jerónimo Martins em mais de 60 milhões de zlotys (cerca de 13,2 milhões de euros) por indicar informações incorretas quanto à origem das suas frutas e legumes.

A informação foi adiantada pela agência financeira Bloomberg, que cita uma publicação na rede social Twitter da autoridade da concorrência e defesa do consumidor polaca.

Leia Também: Jerónimo Martins prevê investir cerca de 700 milhões em 2021

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas