Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

António Costa reage com satisfação à decisão do Constitucional alemão

Relativamente ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, Costa adiantou que a versão final poderá ser entregue à Comissão Europeia ainda esta semana. 

António Costa reage com satisfação à decisão do Constitucional alemão
Notícias ao Minuto

10:36 - 21/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, reagiu com satisfação, esta quarta-feira, à decisão do Constitucional alemão de chumbar a providência cautelar contra a lei dos recursos próprios da União Europeia (UE), sublinhando que a Alemanha pode agora concluir a tempo e horas a ratificação da decisão.

"É pena o dia não acabar já, porque até agora são só boas notícias. Significa que uma das dúvidas que havia sobre a possibilidade de se concluir a tempo e horas a ratificação da decisão, que permite à Comissão Europeia proceder à emissão de dívida, está removida. A aprovação que o Parlamento alemão tinha feito é válida e é mais um país que se junta à esmagadora maioria que já aprovaram. Há neste momento poucos países que ainda não o tenham feito", disse o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas, em Andorra, à margem da XXVII Cimeira Ibero-Americana. 

Relativamente ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, Costa admitiu que a versão final poderá ser entregue à Comissão Europeia ainda esta semana

"Temos o nosso muito adiantado. Não quero pressionar o senhor ministro do Planeamento para dizer qual o dia desta semana em que iremos entregar a nossa versão final do plano em Bruxelas", referiu o primeiro-ministro. 

O Tribunal Constitucional alemão rejeitou os recursos apresentados contra o plano de recuperação pós-Covid-19 da UE no valor de 750.000 milhões de euros, dando 'luz verde' para que a Alemanha o ratifique.

As duas câmaras do Parlamento alemão tinham aprovado o fundo em 25 e 26 de março, embora uma iniciativa em torno do fundador da Alternativa de extrema-direita para a Alemanha tivesse apresentado um recurso de emergência ao TC.

Leia Também: Despesa com apoios da Seg. Social soma 804,9 milhões no 1.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório