Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Sindicato dos Quadros lamenta quotas na avaliação da função pública

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) lamentou esta sexta-feira que não esteja prevista a eliminação de quotas na avaliação dos trabalhadores da administração pública, o que limita a perspetiva de progressão na carreira, servindo para conter os salários.

Sindicato dos Quadros lamenta quotas na avaliação da função pública
Notícias ao Minuto

14:23 - 09/04/21 por Lusa

Economia Função Pública

"Para nós é relevante que sejam retiradas as quotas do sistema de avaliação (...), mas no documento que o Governo nos apresentou não está prevista a sua eliminação", lamentou a presidente do STE, Maria Helena Rodrigues, em conferência de imprensa.

O atual sistema de avaliação da função pública determina que apenas 25% dos trabalhadores possam ter a "avaliação relevante", nessária para progredir na carreira.

"Por isso é que os trabalhadores da administração pública têm de esperar 10 anos por uma progressão, por causa das quotas, (...) que servem apenas para conter a despesa com salários", disse Helena Rodrigues, após uma reunião com o secretário de Estado da Administração Pública.

Segundo a sindicalista, o documento apresentado pelo Governo admite a alteração do valor percentual das quotas, mas não prevê a sua eliminação.

O secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, tem estado a discutir, ao longo da manhã, por videoconferência, com os representantes sindicais dos trabalhadores da Administração Pública, as alterações ao Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP).

A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública, a Federação Sindical da Administração Pública (FESAP) e a Frente Sindical, liderada pelo Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado, estão em consonância quanto à necessidade de revogação do SIADAP e pretendem negociar um novo sistema que permita aos trabalhadores a progressão efetiva na carreira, sem imposição de quotas.

As estruturas sindicais vão ter cerca de 15 dias para dar parecer sobre o memorando hoje apresentado e então voltar à mesa negocial com o Governo.

Segundo Helena Rodrigues, o secretário de Estado comunicou na reunião que terá de falar com os colegas do Governo, o que indicia que "o processo de revisão vai arrastar-se", contra a vontade dos sindicatos.

Leia Também: Sindicatos da função pública reclamam novo sistema de avaliação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório