Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Com desconfinamento, confiança dos consumidores e clima económico crescem

O indicador de confiança dos consumidores aumentou para o nível mais elevado desde abril de 2020.

Com desconfinamento, confiança dos consumidores e clima económico crescem
Notícias ao Minuto

09:45 - 30/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia INE

Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram em março, mês em que se iniciou o plano de desconfinamento traçado pelo Governo, de acordo com os dados divulgados pelo INE, esta terça-feira. 

"Em março, o indicador de confiança dos consumidores aumentou significativamente, após ter diminuído no mês anterior, situando-se no nível mais elevado desde abril de 2020. O indicador de clima económico aumentou em março, contrariando a redução observada no mês anterior", pode ler-se no relatório do INE.

O INE sublinha que "esta evolução ocorreu num contexto de abrandamento dos efeitos sobre a saúde pública da pandemia Covid-19".

"Em março, os indicadores de confiança aumentaram na Indústria Transformadora, no Comércio e nos Serviços, enquanto o indicador da Construção e Obras Públicas estabilizou", acrescenta a agência de estatísticas. 

Relativamente à confiança dos consumidores,  a evolução "resultou do contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país, bem como das expectativas relativas à evolução futura da realização de compras importantes e da situação financeira do agregado familiar e das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar". 

O plano de desconfinamento apresentado pelo Executivo, recorde-se, divide-se em quatro fases: 15 de março, 5 de abril, 19 de abril, e 3 de maio. Nestas datas, e a "conta-gotas", vão reabrindo vários setores, incluindo escolas.

[Notícia atualizada às 09h53]

Leia Também: Polícia lança operações para deter militares envolvidos no golpe de 2016

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório