Meteorologia

  • 05 FEVEREIRO 2023
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 18º

Ministros debatem autonomia estratégica da economia europeia

Os ministros responsáveis pela competitividade da União Europeia (UE) irão debater, na segunda-feira, o conceito de autonomia estratégica para promover a economia europeia, numa videoconferência dirigida pelo ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

Ministros debatem autonomia estratégica da economia europeia

Em comunicado, a presidência portuguesa do Conselho da UE, indica que os ministros dos 27 Estados-membros responsáveis pela Competitividade, na vertente Mercado Interno e Indústria, irão debater o "conceito da autonomia estratégica numa Europa aberta ao mundo, tendo em vista promover uma maior resiliência e competitividade da economia europeia".

Durante a videoconferência, dirigida pelo ministro Pedro Siza Vieira a partir de Lisboa, este conceito será analisado "sob diferentes perspetivas", nomeadamente "o reforço do mercado único, as cadeias de valor, a diversificação da oferta, a identificação de áreas estratégicas e vulnerabilidades, a promoção de condições equitativas e a abertura ao resto do mundo".

Além disso, em cima da mesa de discussão estará também a comunicação da Comissão Europeia intitulada "A década digital da Europa", apresentada em 09 de março, na qual será dada particular atenção à importância e ao significado "de uma transformação digital bem-sucedida até 2030" para os cidadãos europeus.

De acordo com a mesma nota, este Conselho de ministros da Competitividade (COMPET) irá decorrer entre as 08:30 e as 12:00 (hora de Lisboa) e, a partir das 12:15 (hora de Lisboa), Pedro Siza Vieira fará uma conferência de imprensa conjunta com a vice-presidente executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, responsável pela pasta "Uma Europa Preparada para a Era Digital".

Portugal tem vindo a defender, no âmbito da presidência do Conselho, que os apoios financeiros concedidos pela UE devem ser investidos numa lógica sustentável, promovendo a descarbonização, o reforço da autonomia estratégica e a industrialização para uma recuperação económica mais justa e sustentável.

Em 23 de fevereiro, Siza Vieira, que intervinha no evento Dias da Indústria, organizado pela Comissão Europeia, indicou que os 27 estão a "construir um consenso em torno da estratégia europeia da reindustrialização" de modo a "garantir uma autonomia estratégica" que mantenha a liderança europeia nesta área e que deverá estar na base da discussão de segunda-feira.

Leia Também: AO MINUTO: Reino Unido acelera vacinação. JO sem público estrangeiro

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório