Meteorologia

  • 23 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Portugal com maior queda nas vendas de automóveis na UE

Portugal registou a maior queda no mercado de vendas de veículos automóveis na União Europeia (UE) em janeiro e fevereiro, numa redução de 47,1%, adiantou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) em comunicado.

Portugal com maior queda nas vendas de automóveis na UE
Notícias ao Minuto

16:27 - 17/03/21 por Lusa

Economia ACAP

Citando números de vendas de veículos hoje publicados na UE, a associação referiu que "Portugal, no conjunto dos meses de janeiro e fevereiro, teve a maior queda percentual (-47,1%) de vendas, dos vinte e sete países da União Europeia. No total do mercado da UE, a quebra neste período foi de 21,7%", lê-se na mesma nota.

De acordo com a ACAP, em fevereiro, "com o agravamento causado pelo encerramento dos 'stands' de automóveis", a descida do mercado nacional "foi ainda superior (-59%) à verificada na União Europeia, que foi de -19,3%". 

Analisando o ano de 2020, "o mercado automóvel em Portugal teve a terceira maior queda percentual em toda a União Europeia", referiu a associação, acrescentando que "tem, insistentemente, referido é que necessário que o Governo adote rapidamente medidas de estímulo à procura" no setor, como fizeram os outros países.

"O facto de os outros mercados, terem vindo a ter quedas sempre inferiores à nossa, resulta do facto de os governos desses países terem avançado com programas de renovação do parque automóvel assim como com o aumento do incentivo à compra de veículos eletrificados", defende a associação.

"Em Portugal, o Governo não só não tomou qualquer medida de estímulo à renovação do parque automóvel como, ainda, recentemente reduziu os incentivos para a compra de veículos elétricos", criticou a ACAP, apontando que no Orçamento do Estado para 2021 foram eliminados "os benefícios fiscais para os veículos híbridos convencionais" e restringido "o acesso aos benefícios para os híbridos 'plug-in'".

Leia Também: SEF detém homem por uso de moedas falsas e cidadão estrangeiro sem visto

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório