Banco Africano de Desenvolvimento defende mais apoio para a saúde

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) defendeu hoje que os países africanos devem continuar a apoiar os sistemas de saúde e expandir as redes de segurança social para lidar com a pobreza crescente na região.

Moçambicano Mateus Magala vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

© Lusa

Lusa
12/03/2021 15:37 ‧ 12/03/2021 por Lusa

Economia

BAD

 

"dummyPub">

"Continuar a apoiar o setor da saúde para consolidar ganhos na luta contra a pandemia, lidar com as questões do aumento da pobreza através da expansão das redes de segurança social e tornando o crescimento mais equitativo, minimizar as implicações a longo prazo da pandemia na acumulação de capital humano e aumentar as políticas ativas de emprego para moldar a força laboral para o futuro do trabalho" são algumas das recomendações do relatório hoje divulgado em formato virtual a partir de Abidjan.

De acordo com o relatório 'Perspetivas Económicas para África 2021', que tem como tema 'Da resolução da dívida ao crescimento: o caminho de África', os governos africanos devem ainda, na redefinição das suas políticas públicas no seguimento da pandemia, "acelerar a transformação estrutural através da digitalização, industrialização e diversificação, apostando também no fortalecimento regional e na solidariedade multinacional para permitir uma recuperação partilhada e sustentada".

O BAD disse hoje que estima um crescimento de 3,2% para este ano no continente, depois da recessão de 2,1% do ano passado devido à pandemia de covid-19.

O continente "deve recuperar da sua pior recessão económica em meio século devido à pandemia, crescendo 3,4% em 2021, que se segue a uma contração de 2,1% no ano passado", lê-se no relatório.

O documento salienta que, apesar do impacto económico ser diferenciado em função das regiões, "a recuperação antevista é genérica".

Leia Também: BAD prevê crescimento de 3,2% para o continente

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas