Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

STCP vai substituir subestação de tração elétrica que funciona há 60 anos

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) lançou um concurso público internacional para substituir e melhorar a segurança e eficiência energética da atual subestação de tração elétrica em funcionamento há cerca de 60 anos, foi hoje revelado.

STCP vai substituir subestação de tração elétrica que funciona há 60 anos
Notícias ao Minuto

10:16 - 11/03/21 por Lusa

Economia STCP

Em resposta à agência Lusa, a operadora de transportes esclarece que o concurso público internacional, publicado na segunda-feira em Diário da República, visa "substituir a atual subestação de tração elétrica que se encontra em funcionamento há cerca de 60 anos".

A infraestrutura, necessária para alimentar a rede de tração elétrica da via férrea do carro elétrico do Porto, irá funcionar numa instalação subterrânea já existente no Largo Amor de Perdição, junto aos Clérigos e Jardim da Cordoaria, no Porto.

"Consiste, fundamentalmente, na transformação e retificação de tração com um grupo de 600 Vcc para alimentação elétrica das catenárias [sistema de distribuição e alimentação elétrica aérea]", acrescenta a STCP.

Segundo a operadora de transportes, o concurso público internacional visa "melhorar as condições de segurança e de eficiência energética, bem como respeitar a regulamentação e legislação em vigor".

O concurso de conceção, projeto, fornecimento e instalação da subestação elétrica de tração tem um preço base de 1,15 milhões de euros e o prazo de execução do contrato fixa-se nos 365 dias.

As propostas podem ser apresentadas até às 17:00 do 33.º dia a contar da publicação do anúncio (até meados de início de abril) e os concorrentes são obrigados a manter as propostas 150 dias a contar do termos do prazo para a apresentação das mesmas.

A STCP conta com três linhas de elétrico na cidade do Porto (1, 18 e 22).

Leia Também: Covid-19: STCP reduz oferta de autocarros também ao fim de semana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório