Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Semapa diz que oferta da Sodim é "oportuna" e tem condições "adequadas"

O Conselho de Administração da Semapa considerou que a oferta lançada pela Sodim "é oportuna" e apresenta condições "adequadas", não se antevendo alterações da situação dos trabalhadores, 'stakeholders' ou finanças da empresa, foi comunicado ao mercado.

Semapa diz que oferta da Sodim é "oportuna" e tem condições "adequadas"
Notícias ao Minuto

20:29 - 05/03/21 por Lusa

Economia Semapa

"Após analisar o projeto de prospeto e o projeto de anúncio de lançamento da oferta, o Conselho de Administração considera que os objetivos da oferente para a Semapa se afiguram alinhados com os objetivos estratégicos da Semapa e, segundo o melhor entendimento do Conselho de Administração, não se anteveem alterações materiais da situação atual dos trabalhadores, da situação financeira e da dos demais 'stakeholders', pelo que a presente oferta, face aos critérios constantes do artigo 181.º do CVM, é oportuna e as suas condições são adequadas", lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em 19 de fevereiro, a Semapa anunciou que a 'holding' da família Queiroz Pereira, Sodim, lançou uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) "geral e voluntária" sobre as ações que não detém na empresa, oferecendo 11,4 euros por ação.

A administração da empresa, que opera nos setores de pasta e papel, cimento e ambiente, recomendou ainda que cada acionista tome uma decisão individual "quanto à aceitação ou não aceitação da oferta", tendo por base os seus próprios objetivos ao nível do retorno, liquidez e horizonte temporal de investimento.

No documento, a Semapa constatou ainda que a contrapartida da oferta representa um prémio de 20% face ao preço de fecho anterior ao anúncio preliminar, assim como um prémio de 37,2% em comparação com a cotação média ponderada dos seis meses antes do anúncio.

"Quando analisada a evolução da cotação da ação da Semapa (base=100) no período de vinte e quatro meses que antecedeu a divulgação do anúncio preliminar, verifica-se que a mesma desvalorizou 38,4% versus uma desvalorização do índice de referência PSI-20 de 8,5%. A mesma análise feita desde o início da pandemia, ou seja, desde 11 de março de 2020, resulta numa desvalorização de 7,2% da ação da Semapa versus uma valorização do índice em 11,6%", apontou.

A empresa adiantou ainda que é intenção das administradoras Filipa Queiroz Pereira, Mafalda Queiroz Pereira e Lua Queiroz Pereira, ligadas às duas empresas, aceitar a oferta da Sodim, propondo-se a vender na oferta a totalidade das suas ações.

De acordo com a informação enviada à CMVM, até agora, o Conselho de Administração da Semapa não recebeu qualquer parecer dos trabalhadores "quanto às repercussões da oferta ao nível do emprego".

A Sodim detém, através da sua subsidiária Cimo -- Gestão de Participações, 71,906% do capital social da Semapa, correspondentes a 73,167% dos direitos de voto da sociedade visada.

O lançamento da oferta encontra-se sujeito a diversas condições descritas no anúncio preliminar, entre elas a concessão pela CMVM do registo prévio da oferta.

Na sessão de hoje da bolsa, as ações da Semapa ficaram inalteradas em 11,90 euros.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório