Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Solução à vista. TAP vai emprestar quase três milhões à Groundforce

A notícia está a ser avançada pela SIC Notícias. O Ministério das Infraestruturas já terá convocado a Groundforce para uma reunião urgente.

Solução à vista. TAP vai emprestar quase três milhões à Groundforce
Notícias ao Minuto

11:37 - 04/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

Poderá estar à vista uma solução para os salários em atraso dos trabalhadores da Groundforce. De acordo com a SIC Notícias, a TAP vai emprestar quase três milhões de euros à empresa e o Ministério das Infrasestruturas já convocou a Groundforce para uma reunião urgente.

A TAP tinha proposto efetuar à SPdH/Groundforce um adiantamento de 2,05 milhões de euros para pagamento de salários e dívidas a fornecedores, exigindo em troca uma penhora da participação da Pasogal.

A solução, porém, foi recusada por parte do acionista maioritário da Groundforce, que agora terá aceitado entregar as ações em penhor de empréstimo de emergência, ainda de acordo com a SIC Notícias.

A TAP, recorde-se, detém 49,9% do capital da Groundforce, sendo que os restantes 50,1% estão nas mãos do acionista privado Pasogal.

Os trabalhadores da Groundforce saíram à rua esta semana contra o atraso no pagamento dos salários de fevereiro e os "cortes cegos" nos setores da aviação e 'handling'".

Na carta endereçada aos trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, o presidente do Conselho de Administração da Groundforce, Alfredo Casimiro, disse que a empresa não está em condições de pagar de momento os salários de fevereiro sem que esteja concluído o processo de empréstimo bancário.

O presidente da empresa afirmou que até agora a Groundforce tem conseguido sobreviver com o apoio da TAP, cumprindo as obrigações mínimas através de adiantamentos sobre serviços a prestar no futuro.

No entanto, "o Conselho de Administração da TAP informou não lhes ser possível conceder este auxílio que, acreditamos, seria o último antes da contratualização do empréstimo bancário com garantia de Estado", referiu Alfredo Casimiro na carta.

[Notícia atualizada às 11h51]

Leia Também: Diogo Lacerda Machado e Esmeralda Dourado demitem-se da TAP

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório