Os portugueses têm dificuldades em compreender e interpretar as faturas da luz e do gás, o que limita a capacidade de comparar comercializadores e tarifas, de acordo com um estudo da Payper, divulgado esta terça-feira.
"Mais de 92% dos utilizadores não consegue identificar a ordem de grandeza do valor cobrado por cada kWh consumido, nem quantos kWh consome em média por mês", revela a Payper, que analisou mais de 450.000 faturas submetidas na sua app.
A empresa divulgou ainda as três empresas que apresentam as faturas mais complexas, de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Endesa, Galp e EDP Comercial lideram.
"Se, do ponto de vista legal, as faturas de eletricidade e gás são cobradas com base num valor fixo - dependendo da potência contratada ou escalão de gás do consumidor, e do consumo de energia (kWh), acrescidas dos impostos e taxas aplicáveis -, percebeu-se que, ao longo de 2020, vários comercializadores têm vindo a lançar modelos complexos de desconto e serviços adicionais, que dificultam a legibilidade da fatura e a comparação de ofertas", acrescenta a empresa.
Leia Também: Faturas validadas... Quais são os próximos passos do IRS?