Meteorologia

  • 20 ABRIL 2021
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Faturas validadas... Quais são os próximos passos do IRS?

Até ao final do mês de março, os contribuintes devem confirmar os valores e reclamar, se considerarem que há diferenças. 

Faturas validadas... Quais são os próximos passos do IRS?

Terminou na semana passada o prazo para os contribuintes validarem as suas faturas no âmbito da campanha do IRS 2020. Agora, cabe à Autoridade Tributária (AT) disponibilizar, a partir do dia 15 de março, os montantes das despesas consideradas para efeitos de dedução à coleta.

A partir dessa data e até ao final do mês de março, os contribuintes devem confirmar os valores e reclamar, se considerarem que há diferenças.

Assim, as Finanças recomendam que, assim que for disponibilizado, consulte o quadro resumo com as despesas dedutíveis em IRS:

  • Verifique, por cada titular de despesas (incluindo os dependentes), e por setor de despesas dedutíveis, as despesas que serão consideradas para dedução à coleta do IRS, dentro dos limites e regras legais;
  • Reclame, caso detete alguma omissão ou inexatidão nas despesas ou no seu cálculo, relativamente aos gastos gerais familiares e às despesas com direito à dedução do IVA pela exigência de fatura apurados pela AT.

Importa sublinhar que "quer para consultar quer para reclamar deve fazê-lo, individualmente, por cada titular de despesas, incluindo os dependentes, no portal das finanças mediante autenticação com o número de identificação fiscal (NIF) e a respetiva senha de acesso", de acordo com as Finanças.

"Quanto às restantes - despesas de saúde e de formação e educação, encargos com imóveis e encargos com lares - em alternativa aos valores comunicados à AT, pode declarar os respetivos montantes no quadro 6C do anexo H da modelo 3 do IRS, relativamente a todas essas despesas e a todos os elementos do agregado familiar", lembra a AT.

A entrega do IRS propriamente dita, recorde-se, só decorre entre os dias 1 de abril e 30 de junho. Nessa altura deve submeter a declaração Modelo 3 através do Portal das Finanças. Se estiver abrangido pelo IRS automático tem apenas de a validar.

Leia Também: IRS. Estes são (todos) os prazos que deve ter em atenção

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório