Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

INE confirma: Economia portuguesa com contração histórica de 7,6% em 2020

Na primeira estimativa, divulgada no início do mês, o INE já previa que a quebra fosse de 7,6%, um valor que é considerado histórico. 

INE confirma: Economia portuguesa com contração histórica de 7,6% em 2020
Notícias ao Minuto

11:00 - 26/02/21 por Notícias ao Minuto

Economia INE

Num ano marcado pela pandemia da Covid-19, a economia portuguesa registou uma contração do produto interno bruto (PIB) de 7,6% no conjunto de 2020, de acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Em 2020, o PIB contraiu 7,6% em volume (crescimento de 2,5% em 2019), refletindo os efeitos marcadamente adversos da pandemia Covid-19 sobre a atividade económica", adianta a agência de estatísticas.

Para esta variação do PIB, a procura interna apresentou um contributo negativo expressivo (-4,6 p.p. que compara com +2,8 p.p. em 2019), devido, sobretudo, à contração do consumo privado. A procura externa líquida acentuou o contributo negativo em 2020 refletindo sobretudo a diminuição sem precedente das exportações de turismo.

Na primeira estimativa, divulgada no início do mês, o INE também previa que a quebra fosse de 7,6%, um valor que é considerado histórico.

Relativamente ao 4.º trimestre, o PIB registou uma variação homóloga de -6,1%, face aos -5,7% no trimestre anterior.

Quais são as previsões?

O Governo apontava para uma contração económica de 8,5%, ao passo que a Comissão Europeia e o Conselho das Finanças Públicas esperavam uma queda de 9,3% do PIB, estando o Fundo Monetário Internacional mais pessimista (-10,0%).

Mais otimistas estavam o Banco de Portugal (BdP) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que apontaram para uma queda do PIB de 8,1% e 8,4%, respetivamente.

Leia Também: AO MINUTO: Espanha segue de portas fechadas. Vírus por cá antes de março

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório