Durante quanto tempo devem ser guardadas as faturas?

Há três situações, conheça-as e saiba como proceder perante cada uma delas.

Durante quanto tempo devem ser guardadas as faturas?

© shutterstock

Notícias Ao Minuto
30/01/2021 08:18 ‧ 30/01/2021 por Notícias Ao Minuto

Economia

finanças

Saber durante quanto tempo as faturas devem ser guardadas pode ser uma dúvida de muitos contribuintes. De acordo com a Autoridade Tributária (AT) há três situações, por isso, fique a par e saiba como agir perante cada uma delas. 

"As faturas emitidas são comunicadas por via eletrónica pelos agentes económicos à AT até dia 20 do mês seguinte ao da sua emissão. Nestes termos, as faturas com NIF são disponibilizadas na página pessoal do sistema e-fatura de cada consumidor até ao final do mês seguinte ao da emissão", lembra a AT.  

Posto isto, há três situações: 

1. No caso de o consumidor verificar que as faturas já constam da sua página pessoal do sistema e-fatura após essa data e que estão imputadas corretamente para efeitos dedução à coletanão precisa de guardar mais as faturas e poderá desfazer-se delas.

2. No caso de as referidas faturas não se encontrarem disponibilizadas após aquela data (por não terem sido atempadamente comunicadas pelos agentes económicos), deverá o consumidor final inseri-las na sua página pessoal do sistema e-fatura. Nesta situação, caso o agente económico venha posteriormente comunicar as faturas até 25 de fevereiro do ano seguinte ao da emissão (surgindo estas em duplicado na página pessoal do consumidor), o consumidor poderá igualmente desfazer-se das faturas.

3. Finalmente, nos casos em que o consumidor inseriu as faturas na sua página pessoal e estas não tenham sido comunicadas pelo agente económico, até 25 de fevereiro do ano seguinte à emissão, estas devem ser mantidas por um período de quatro anos, contado a partir do final do ano em que ocorreu a emissão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas