Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Apoio a trabalhadores: CGTP quer já o pagamento da totalidade do salário

A CGTP defendeu hoje que os trabalhadores abrangidos por medidas de apoio relacionadas com a pandemia de covid-19 devem receber a totalidade da sua retribuição no final de janeiro, independentemente da data de transferência dos montantes pela Segurança Social.

Apoio a trabalhadores: CGTP quer já o pagamento da totalidade do salário
Notícias ao Minuto

20:59 - 27/01/21 por Lusa

Economia CGTP

"Exige-se que a estes trabalhadores seja garantido o pagamento da totalidade da sua retribuição já no final do mês de janeiro, sendo obrigação das empresas e outras entidades empregadoras proceder a esse pagamento (100% da retribuição até ao limite de 1.995 euros), independentemente da data em que seja processada a respetiva transferência pela Segurança Social", afirmou a central sindical numa nota de imprensa.

Segundo a Intersindical, "mais de um milhão de trabalhadores teve cortes nos seus salários devido às opções desequilibradas do Governo, que não garantiram o emprego nem a totalidade dos salários aos trabalhadores no conjunto das medidas de apoio que foram sendo implementadas e que favoreceram as grandes empresas e grupos económicos".

"Com a luta dos trabalhadores e a negociação do Orçamento do Estado para 2021 foi, finalmente, garantido o pagamento de 100% da retribuição aos trabalhadores das empresas que requeiram o regime de 'lay-off'", considerou.

Perante o atual encerramento das escolas, a central sindical criticou o Governo por ter optado por manter o apoio às famílias decidido em março de 2020, que prevê um corte de um terço da retribuição, em vez de garantir o pagamento a 100% da retribuição aos trabalhadores que têm de acompanhar os filhos menores de 12 anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório