Às 18:20 (hora de Lisboa), o euro valia 1,2151 dólares, quando na quarta-feira ao final da tarde negociava a 1,2106 dólares.
A intensificação das medidas de confinamento e o aumento de casos de covid-19 terão causado uma queda da atividade económica no quarto trimestre de 2020 e afetarão também a economia da zona euro no primeiro trimestre deste ano, afirmou a presidente do BCE, Christine Lagarde, após a reunião.
Neste contexto de incerteza "um nível importante de estímulos monetários continua a ser essencial para preservar as condições de financiamento favoráveis", disse.
No comunicado divulgado pouco antes destas declarações, o BCE indicava que está disposto a comprar mais dívida se for necessário para garantir que as taxas de juro permanecem baixas em todos os países do euro, mas também a não utilizar integralmente a dotação do programa "se as condições de financiamento se mantiverem favoráveis" com menos compras de dívida.
A presidente do BCE disse ainda que a instituição continua a seguir "muito atentamente" a evolução das taxas de câmbio, em particular a do euro, que tem registado uma valorização significativa face ao dólar.
O BCE fixou hoje a taxa de câmbio de referência do euro em 1,2158 dólares.
Leia Também: Euro baixa e dólar sobe no dia da tomada de posse de Biden