Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

PIB de Angola sobe 2,7% no terceiro trimestre em cadeia

A economia de Angola registou a primeira melhoria no PIB desde o início da pandemia, com um aumento de 2,7% em cadeia no terceiro trimestre, mas mantém uma queda de 5,8% face ao período homólogo, segundo o INE.

PIB de Angola sobe 2,7% no terceiro trimestre em cadeia
Notícias ao Minuto

10:11 - 18/01/21 por Lusa

Economia INE

"O Produto Interno Bruto (PIB) em volume encadeado do terceiro trimestre de 2020 em comparação ao terceiro trimestre do ano anterior, ajustado sazonalmente, registou uma queda de 5,8%, e em comparação com o trimestre anterior registou um crescimento de 2,7%", lê-se na nota divulgada pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Angola.

Apesar da melhoria relativamente ao trimestre anterior, a economia de Angola continua em contração, dado que registou uma variação negativa face ao crescimento do trimestre homólogo de 2019, e vai a caminho de uma contração de 5% em 2020 se a média se mantiver de outubro a dezembro, cujos dados ainda não estão disponíveis.

Olhando para a média dos primeiros três trimestres de 2020, constata-se que a economia de Angola caiu 0,9% nos primeiros três meses do ano passado, e depois agravou a queda para 8,3% e 5,8% nos dois trimestre seguintes, o que mantém o país em território negativo.

"As atividades que mais contribuíram positivamente para o crescimento do PIB no terceiro trimestre de 2020 foram o comércio, com 1,6%, Serviços Imobiliários e Aluguer, com 0,7%, Indústria Transformadora (0,6%), Outros Serviços (0,3%) e Agropecuária (0,2%), acrescenta-se no texto disponível na página do INE angolano.

Por outro lado, "as atividades que mais contribuíram negativamente para o crescimento do PIB no terceiro trimestre de 2020 foram a Construção, com -1,3%, a Extração e refinação do petróleo bruto e gás natural, com -0,8%, a Extração de Diamantes, com -0,2%, a Pesca (-0,2%) e Telecomunicações "-0,1%)", conclui-se no documento.

De acordo com os dados apresentados na Nota de Imprensa sobre as Contas Trimestrais, em 2019 o PIB caiu 2,1% e para 2020 o Fundo Monetário Internacional prevê uma contração de 4%, esperando um regresso a terreno positivo este ano, com um crescimento acima de 3%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório