Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Diamantífera Endiama quer concretizar entrada da Rio Tinto em Angola

O presidente da diamantífera angolana Endiama disse hoje que as negociações para a entrada da multinacional mineira Rio Tinto em Angola estão muito avançadas, admitindo que se venha a concretizar este ano.  

Diamantífera Endiama quer concretizar entrada da Rio Tinto em Angola
Notícias ao Minuto

14:02 - 15/01/21 por Lusa

Economia Negócio

"As negociações com a Rio Tinto estão bastante avançadas e o objetivo é ter a empresa este ano em Angola", afirmou José Manuel Ganga Júnior, que falava em conferência de imprensa numa sessão comemorativa dos 40 anos da empresa.

O responsável da Endiama acrescentou quem embora não seja expectável que a Rio Tinto comece já este ano em fase de exploração industrial, poderá avançar com algumas "condições de arranque" da atividade, em termos de avaliação ou prospeção.

A de Beers e a Petra Diamonds são outras das empresas internacionais que a Endiama quer atrair para Angola.

"Temos estado a falar e a definir as principais questões ligadas ao nosso relacionamento", disse, em relação à De Beers, com quem estão a ser mantidas conversações há vários anos, procurando o regresso da empresa, que esteve presente em Angola entre 2005 e 2012, ao país.

Em causa estão questões ligadas à política de comercialização e regras de redistribuição do capital social, entre outras, apontou, acrescentando que têm sido mantidos vários encontros com os responsáveis da gigante diamantífera.

Durante este ano, a Endiama espera também que os novos projetos se traduzam na criação de cerca de 3.000 postos de trabalho.

A Endiama, fundada a 15 de janeiro de 1981, é uma empresa angolana vocacionada para prospeção, exploração e comercialização de diamantes, atuando como operadora e concessionária exclusiva na gestão da cadeia de valor do subsetor diamantífero.

Leia Também: Endiama anuncia lapidação de diamante rosa bruto de 46 quilates

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório