Inflação. INE confirma que taxa em 2020 foi nula

A taxa de variação média anual do IPC foi nula em 2020.

Inflação. INE confirma que taxa em 2020 foi nula

© shutterstock

Notícias Ao Minuto
13/01/2021 11:02 ‧ 13/01/2021 por Notícias Ao Minuto

Economia

Inflação

Em 2020, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) registou uma variação média anual nula, sucedendo a uma taxa de 0,3% registada no conjunto do ano de 2019, confirmou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta quarta-feira.

Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a taxa de variação média também foi nula, valor que compara com os 0,5% no ano anterior. 

No último mês de 2020, o IPC registou uma variação homóloga de -0,2%, taxa idêntica à observada em novembro. Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a variação homóloga foi -0,1% (-0,2% no mês anterior).

Em termos mensais, o IPC apresentou uma variação de -0,1% em dezembro (-0,3% no mês anterior e -0,1% em dezembro de 2019).

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português registou uma taxa de variação média de -0,1% em 2020 (0,3% no ano anterior).

A taxa de variação homóloga situou-se em -0,3% em dezembro, taxa superior em 0,1 p.p. à observada em novembro de 2020 e idêntica à estimada pelo Eurostat para a área do Euro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas