Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

BCE. Lagarde prepara-se para impulsionar esforços de estímulo económico

A reunião do BCE decorre esta quinta-feira.

BCE. Lagarde prepara-se para impulsionar esforços de estímulo económico
Notícias ao Minuto

09:09 - 10/12/20 por Notícias Ao Minuto

Economia BCE

Quando a presidente do Banco Central Europeu (BCE) apresentar, esta quinta-feira, a decisão de política monetária irá passar uma mensagem simples aos governos e bancos da zona euro, segundo o Financial Times: "não se preocupem com os níveis de dívida, os custos dos empréstimos permanecerão baixos por muito tempo". 

Lagarde sinalizou, nas últimas semanas, que é muito provável que o BCE aumente as medidas de estímulo económico, num esforço para conter os efeitos da crise gerada pela pandemia da Covid-19. 

Segundo o mesmo jornal, entre as medidas estará uma expansão das principais ferramentas de combate à crise, com a compra de mais obrigações e durante mais tempo

Ainda assim, em novembro, a presidente do BCE escusou-se a comentar o bloqueio liderado pela Hungria ao plano de relançamento da economia europeia, mas sublinhou a urgência de tornar operacional o Fundo de Recuperação anti-Covid-19.

Lagarde advertiu que "a economia da zona euro deverá ser severamente afetada pelas consequências do rápido aumento das infeções [da Covid-19] e do restabelecimento de medidas de contenção, o que representa um claro risco de deterioração das perspetivas económicas a curto prazo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório