Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Metro vai investir 2,9 milhões em sistema de deteção de incêndios

O Metropolitano de Lisboa vai investir 2,9 milhões de euros na modernização do sistema automático de deteção de incêndios e mais de 161 mil euros para equipar as máquinas automáticas de venda de títulos com "tecnologia sem contacto".

Metro vai investir 2,9 milhões em sistema de deteção de incêndios
Notícias ao Minuto

13:56 - 04/12/20 por Lusa

Economia Lisboa

Em comunicado, o Metro de Lisboa refere que, com a conclusão da instalação do Sistema Automático de Deteção de Incêndios -- SADI na estação dos Olivais, efetuada no âmbito das obras de requalificação aí realizadas, "o sistema encontra-se agora instalado em todas as estações".

Segundo a empresa, o SADI permite avisar rapidamente os serviços competentes da existência de um foco de incêndio e desencadear automaticamente as ações previstas para evitar a sua propagação.

Agora está prevista a modernização do sistema nas estações, parques de material e oficinas e instalações administrativas "em que o mesmo já se encontra obsoleto", num investimento global de 2,9 milhões de euros, dos quais cerca de 607 mil euros são comparticipados pelo Fundo Ambiental. Na estação dos Olivais, a instalação do SADI representou um investimento de mais de 77 mil euros.

Ainda de acordo com o Metro de Lisboa, relativamente às obras de requalificação da estação dos Olivais, que se iniciaram em fevereiro de 2019 e representaram um investimento total de 3,9 milhões de euros, foram realizados trabalhos de "correção de patologias nas infraestruturas e a renovação de alguns equipamentos", nomeadamente a reparação de infiltrações em praticamente todas as zonas da estação, renovação dos tetos das abóbadas do cais e a reabilitação dos painéis de azulejos.

Além disso, as duas escadas mecânicas de ligação entre o cais e o átrio e as portas dos três elevadores da estação foram substituídas e foi renovado o sistema de iluminação das zonas públicas para iluminação LED, de baixo consumo.

"A substituição da iluminação, agora efetuada na estação Olivais, ao nível do cais e dos acessos, já permitiu uma redução da potência instalada de 126,175 kW, o que significa uma redução de 299 toneladas de CO2eq. anual", lê-se na nota do Metropolitano, acrescentando-se que, atualmente, 17 das 56 estações já dispõem de sistema de iluminação LED.

Relativamente ao investimento realizado para equipar as máquinas automáticas de venda de títulos de transporte com "tecnologia sem contacto", a empresa adianta que está disponível nas 285 máquinas existentes.

Assim será possível fazer pagamentos de títulos através de "QR-Code e da aplicação bancária MBWay, de telemóvel e de cartões bancários que disponham dessa tecnologia".

"Este 'upgrade', efetuado em todas as máquinas, contou com um investimento total de 161,3 mil euros", acrescenta o Metro de Lisboa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório