Banco central de Angola define regras para contratos de câmbio a prazo

O Banco Nacional de Angola (BNA) definiu um conjunto de regras para a contratação de operações de câmbio a prazo, entre as quais a fixação de um prazo máximo de um ano.

Caso dos "500 milhões" apontado pela justiça angolana como apropriação de dinheiros públicos

© Lusa

Lusa
01/12/2020 16:52 ‧ 01/12/2020 por Lusa

Economia

Angola

Segundo o aviso do BNA, hoje publicado em Diário da República, as operações de câmbio a prazo estão sujeitas à formalização de um contrato prévio entre os bancos comerciais e os seus clientes.

A contratação deverá incluir o montante, moeda, prazo, taxa de câmbio, entre outros elementos, podendo as transações ser negociadas na plataforma de negociação de moeda estrangeira (FXGO) ou fora.

As operações de câmbio a prazo são negociações acordadas entre um banco comercial e um cliente para a compra (venda) de kwanzas e venda (compra) de uma moeda estrangeira, em determinados montantes, taxa de câmbio e data de vencimento.

Podem ser contratadas entre a moeda angolana (kwanza) e qualquer outra moeda estrangeira livremente convertível, com um prazo máximo de um ano.

As operações de câmbio a prazo podem ser contratadas com pessoas coletivas, importadores, exportadores, empresas petrolíferas, diamantíferas e entidades estatais para a cobertura do risco cambial relacionado com operações específicas e identificadas de importação ou exportação de mercadoria.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas