IATA substitui diretor-geral em momento de grave crise

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou que o atual diretor-geral, o francês Alexandre de Juniac, será substituído em 1 de abril pelo irlandês Willie Walsh, num momento de grave crise no setor devido à pandemia.

Covid-19: IATA antecipa perdas de 74 mil ME para setor aéreo em 2020

© Lusa

Lusa
24/11/2020 12:56 ‧ 24/11/2020 por Lusa

Economia

IATA

Walsh será recomendado hoje como substituto de De Juniac na 76.ª assembleia geral anual da associação, que desta vez se realiza virtualmente devido às limitações que a covid-19 ainda obriga em muitos países.

A IATA sublinhou que De Juniac, antigo presidente da aliança Air France-KLM, tinha expressado desejo de abandonar o cargo há vários meses.

Desde então, começou um processo de transição que culminará com a chegada de Walsh, antigo presidente executivo da International Airlines Group (IAG), empresa-mãe de companhias aéreas como a Iberia e a British Airways.

A IATA engloba quase 300 companhias aéreas em todo o mundo, representando 80% da indústria, e este ano enfrenta um dos seus exercícios mais duros, durante o qual, depois de uma queda de 71% na procura no segundo trimestre, teme-se que se percam 4,8 milhões de postos de trabalho em companhias aéreas globais, mais de 40% do total.

De Juniac, sétimo diretor-geral da IATA, ocupa o cargo desde setembro de 2016 e afirmou, quando anunciou a sua partida, que, apesar da atual crise, a IATA "está no bom caminho para recuperar as ligações aéreas" com iniciativas como a substituição das quarentenas por testes de deteção de covid-19 nos aeroportos.

Salientou também que as companhias aéreas da associação já se estão a preparar para satisfazer as necessidades de distribuição de vacinas à medida que estas se tornam disponíveis, o que parece estar próximo.

Leia Também: IATA: É mais provável acertar na lotaria do que apanhar Covid num avião

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas