Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Empresas de Coimbra pedem apoio de emergência aos municípios

A Associação Empresarial da Região de Coimbra (NERC) pediu hoje aos municípios do território para criarem um "programa de emergência de apoio à continuidade da atividade económica".

Empresas de Coimbra pedem apoio de emergência aos municípios
Notícias ao Minuto

18:08 - 13/11/20 por Lusa

Economia Covid-19

"A NERC vem apelar à criação de um programa integrado de emergência para atenuar o impacto económico e social das medidas de restrição de circulação impostas nos próximos tempos", que tenha também em conta "o estado atual das empresas e das pessoas" no contexto da pandemia da covid-19.

Em comunicado, a NERC defende que a sugestão dirigida às autarquias implica "uma necessária coordenação" da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, "por forma a assegurar a eficácia de uma intervenção integrada".

Aquela organização, presidida pelo empresário Horácio Pina Prata, recomenda também "o diálogo e a articulação com as entidades associativas empresariais (...) que representam os agentes económicos" na região.

Para a NERC, a região precisa de "um programa de apoio às empresas", dirigido especialmente ao comércio, serviços, restauração, hotelaria e cultura, bem como às "microempresas e pequenas e médias empresas dos setores mais atingidos e vulneráveis".

"A continuidade económica no futuro passa igualmente por uma atitude securitária de Estado quanto à proteção a situações de pobreza extremadas pela crise", preconiza, propondo a isenção de diversas taxas, entre outras medidas de apoio económico e social.

"Os valores globais constantes dos orçamentos próprios e cabimentações já aprovadas pelas câmaras (...) e pela CIM da Região de Coimbra para despesas com festividades da época, como festas de fim de ano, jantares de natal, concertos, fogos de artifício e outras, tornaram-se supérfluos com as restrições impostas pelo combate à pandemia", considera a NERC.

A associação empresarial sugere que tais verbas "sejam aplicadas nas propostas de apoio às pessoas e às empresas, focadas na continuidade da atividade económica e na proteção social".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório