Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Pandemia e tempo seco prejudicam venda e produção de castanha em Marvão

O tempo seco e o cancelamento de certames devido à pandemia da covid-19 são os principais problemas que afetam a produção e a venda de castanha em Marvão, no Alto Alentejo, lamentaram hoje os produtores.

Pandemia e tempo seco prejudicam venda e produção de castanha em Marvão
Notícias ao Minuto

15:59 - 03/11/20 por Lusa

Economia Castanha

"Este ano está tudo complicado, a produção quebrou cerca de 50% devido ao tempo, choveu, mas foi fora das épocas do que deveria chover e esta última castanha precisava de chuva", disse hoje à agência Lusa o produtor e empresário José Mário.

O microclima da Serra de São Mamede, propício à produção de castanha, já levou a que as entidades que tutelam o setor considerassem a castanha de Marvão como de "origem protegida".

Numa zona do distrito de Portalegre onde predominam nos campos as espécies Bária e Clarinha, o mesmo produtor indicou que, apesar dos "contratempos" que estão a enfrentar, o calibre da castanha é "razoável" este ano.

A pandemia da covid-19 também dificultou a atividade dos produtores que escoavam grande parte do seu produto para feiras e festas, na maioria promovidas por municípios e juntas de freguesias.

"Não há Feira da Castanha de Marvão, os outros eventos não se fazem, eu tinha clientes que me pediam mil quilos e agora pedem quinhentos quilos, como é o caso de câmaras e juntas de freguesia que tinham eventos e não fazem", lamentou.

Apesar destes problemas, José Mário garantiu que se "tem vendendo" castanhas a um preço a rondar os dois euros o quilo [calibre 32] e que a sua produção está "quase despachada".

Contactado pela Lusa, o produtor Mário Galego explicou que a produção "não está má", mas que o calibre da castanha é "complicado" devido, "provavelmente", ao tempo seco.

"O escoamento está muito complicado, está a vender-se com mais dificuldade, não há feiras, não há nada e estamos a preparar para enviar para a indústria que é o único escoamento que temos neste momento", acrescentou.

Para minimizar o impacto económico negativo junto dos produtores, a Câmara de Marvão está a promover este mês uma iniciativa gastronómica dedicada à castanha em 16 restaurantes aderentes do concelho.

O evento "Mês Gastronómico da Castanha", que começou no domingo e vai decorrer até ao dia 29 deste mês, pretende promover Marvão enquanto "destino gastronómico de eleição" e está integrado no conjunto de iniciativas intitulado "Mês da Castanha em Marvão".

Segundo a autarquia, o principal objetivo da iniciativa gastronómica é "incentivar a utilização da castanha de Marvão, classificada como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP), na gastronomia, motivando a sua inclusão nas ementas e pratos típicos dos restaurantes do concelho".

As iniciativas integradas no "Mês da Castanha em Marvão" visam "minimizar, tanto quanto possível, o impacto económico negativo" do cancelamento da edição deste ano da Feira da Castanha - Festa do Castanheiro, em Marvão, devido à pandemia de covid-19.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório