Meteorologia

  • 10 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Porto de Sines regista aumento na carga contentorizada

O Porto de Sines, no distrito de Setúbal, registou um aumento de 8,3% na movimentação da carga contentorizada, com um total acumulado de 1,17 milhões de TEU (contentores de 20 pés), entre janeiro e setembro, foi hoje divulgado.

Porto de Sines regista aumento na carga contentorizada
Notícias ao Minuto

10:59 - 03/11/20 por Lusa

Economia Setúbal

Em comunicado, a Administração do Porto de Sines (APS) explica que "os resultados alcançados no terceiro trimestre de 2020 voltaram a colocar o Porto de Sines na trajetória de crescimento no que respeita à carga contentorizada".

"Com um total acumulado de janeiro a setembro deste ano de 1,17 milhões de TEU (contentores de 20 pés), Sines alcançou um aumento de 8,3% em relação ao mesmo período homólogo", indicou.

No que respeita à movimentação total do porto alentejano, e apesar de o terceiro trimestre assinalar um crescimento de 32,7%, comparativamente ao trimestre anterior, registou-se "uma diminuição de 2,5% na movimentação acumulada, permitindo, ainda assim, ultrapassar os 30 milhões de toneladas movimentadas até setembro", sublinha.

De acordo com administração portuária, os granéis sólidos "contribuíram decisivamente para esta quebra, com uma redução de mais de dois milhões de toneladas de carvão", justificada pelo encerramento das centrais termoelétricas a carvão, no âmbito da descarbonização energética.

Quanto aos granéis líquidos, manteve os volumes de movimentação do mesmo período do ano anterior (-0,9%), com o gás natural liquefeito a manter-se também nos mais de 3,1 milhões de toneladas movimentadas.

Já o segmento da carga geral "demonstrou um comportamento bem positivo, onde se inclui a carga contentorizada, que registou mais 12,1% em termos de tonelagem, em referência ao mesmo período do ano anterior".

Para a APS, "a trajetória apresentada até ao final do mês de setembro permite perspetivar um fecho de ano com sinal positivo, apesar do contexto pandémico em que vivemos".

"Todos os agentes económicos e autoridades com atividade em Sines têm contribuído decisivamente para colocar o Porto de Sines num patamar de excelência, garantindo o normal funcionamento da economia e o completo funcionamento das cadeias logísticas", concluiu.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório